Discussão:Santa Catarina da Serra

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Situação geográfica[editar código-fonte]

A freguesia de Santa Catarina da Serra fica situada na parte mais a sudeste do concelho de Leiria, fazendo fronteira com o distrito de Santarém.

Santa Catarina da Serra faz fronteira com as freguesias de: Caranguejeira e Cercal (a norte), Arrabal e Chainça (a oeste), Fátima (a sul), Atouguia e Gondemaria (a este).

Criada em 1549, pelo primeiro bispo de Leiria, D. Frei Brás de Barros, compõe-se de várias aldeias de dimensões variáveis. Tem conhecido bastante desenvolvimento, devido sobretudo à sua localização geográfica (proximidade com Fátima) e devido à dinâmica da sua população e de muitas empresas.

Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001.

Povoações pertencentes[editar código-fonte]

A freguesia é composta por várias povoações de dimensões variáveis: Loureira, Magueigia, Ulmeiro, Quinta da Sardinha, Pedrome, Santa Catarina da Serra, Pinheiria, Gordaria, Donairia, Barrocaria, Cercal, Quinta do Salgueiro, Olivais, Sobral, Vale Tacão, Siróis, Cova Alta, Casal da Estortiga e Casal da Fonte da Pedra.

A nível económico distinguem-se sobretudo os seguintes sectores: construção civil e obras públicas, comércio e serviços, transformação de madeiras, comércio e reparação automóvel.

Foi na freguesia de Santa Catarina da Serra que nasceu um dos maiores grupos económicos do país, e o maior do distrito de Leiria (Grupo Lena), assim como outras empresas de dimensão assinalável.

Muitas empresas ligadas a pessoas da freguesia encontram-se localizadas na freguesia vizinha de Fátima.

Histórico[editar código-fonte]

Um dos locais mais importantes é sem dúvida a Igreja de Santa Catarina da Serra. Outros locais com alguma importância são: as várias capelas das povoações, o antigo Palácio do Barão do Salgueiro, o parque de merendas do Vale Mourão (Loureira).

Cultural[editar código-fonte]

É de salientar o Rancho Folclórico de S. Guilherme e o seu Museu Etnográfico (Magueigia), o Museu dos Automóveis Antigos, as associações dos diferentes locais da freguesia e o agrupamento dos Escuteiros.

Desportivo[editar código-fonte]

A principal entidade desportiva na freguesia é a União Desportiva da Serra, clube de futebol que milita actualmente na 2ª Divisão nacional, que conta com várias dezenas de atletas nas suas camadas jovens. No parque desportivo da UDS é possível também praticar natação ou hidroginástica, ou modalidades como futsal ou andebol no pavilhão desportivo.