Discussão:Sistema integrado de gestão empresarial

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Muitas das partes aqui incluídas têm texto copiado de http://atlas.ucpel.tche.br/~guigs/projgrad.pdf, mas como está misturado com parágrafos que parecem originais daqui. o melhor é que alguém dê uma mexida profunda no texto, de modo a não violar direitos de autor. Manuel Anastácio 18:00, 17 Abr 2005 (UTC)

As mudanças ocorridas nas organizações brasileiras com o início da implantação dos chamados sistemas de ERP em meados de 1985 revolucionaram o modo de pensar e agir das empresas. Veja artigo:

http://br.geocities.com/psbandouk/textos-ok/textomeu1.htm

As desvantagens do ERP, foram extraídas do livro, Sistemas ERP no Brasil (Souza e Saccol, 2003) p 339.--Rafa Pavin (discussão) 05h06min de 15 de Dezembro de 2008 (UTC)

Ligações externas[editar código-fonte]

Eliminei a secção de links externos. Verifiquei-os manualmente 1 por 1 e não havia *nenhum* que trouxesse qualquer valor acrescentado ao artigo, não passavam de pura publicidade. --Lgrave 02:38, 8 Setembro 2006 (UTC)

Outra vez. --Lgrave ? 19:27, 9 Novembro 2006 (UTC)

Categoria:Planejamento[editar código-fonte]

Pode ser ligada ao artigo? --André 05:12, 2 Março 2007 (UTC)

Categoria: Empresas Citadas[editar código-fonte]

É preciso iniciar uma discussão sobre quais são as empresas que podem ser citadas na página. Estão utilizando o significado como propaganda para empresas sem notoriedade alguma. Minha sugestão é citar as 5 maiores empresas de software ERP originárias de países onde língua portuguesa seja a principal (Brasil, Portugal, etc.).

Alteração da definição[editar código-fonte]

O uso da tradução livre de ERP como "Planejamento de Recursos Empresariais" conforme esta é inadequado. Além disso a definição de que o ERP é um sistema de informações transacionais é uma resposta reducionista que expressa apenas uma parte do ERP pois não contempla suas caracteristicas de sistema de informação gerencial. Ambos os autores definem ERP como sendo um sistema que integra outros sistemas de informação o que corrobora a definição da wikipedia em inglês "systems (ERPs) integrate (or attempt to integrate) all data and processes of an organization into a unified system"

Referências

Há dois erros de concordância[editar código-fonte]

Algo não pode ao mesmo tempo diminuir trabalho e aumentar trabalho. Quando um ERP é bem desenhado não aumenta em nenhum momento o trabalho, pois se algo é determinado no início não há como ser refeito ja que tudo está integrado.

E um ERP não torna os modulos dependente e sim independente. Pois um não precisa fazer o que o outra faz. sendo assim a pessoa fica livre da obrigação.

Esse dois apectos que citei, e que estão no artigo, são apenas questões de desenho do software e não que todos sejam dessa forma.

Obs.: Alguns ERP mesmo que um módulo(?) não faça sua parte o outro pode continuar o processo e deixar em aberto o que um outro modulo não fez com avisos claros.

Abraços Igualmente(Jeremias Born)

Retirei o link ERP 2 pois a página tinha apenas um link que redirecionava para ERP.

Passo-a-passo de um projeto ERP[editar código-fonte]

Sugiro a eliminação desse conteúdo. A Wikipédia não é um guia ou manual (WP:GUIA).--macgrifo (discussão) 03h36min de 20 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Vantagens do ERP[editar código-fonte]

Definir o que é "lead time".--macgrifo (discussão) 19h59min de 22 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Melhorar o artigo[editar código-fonte]

Muito do que está escrito nesse artigo foi copiado disto -> http://www.multicomp.com.br/Cont_Default.aspx?prod=81. Quem passa por aquí a procura de informações sobre ERP fica decepcionado. O problema é que alguns editores trabalham em empresas que fornecem ERP. A imparcialidade fica comprometida. Todos querem deixar o artigo direcionado para a linha de pensamento do produtor/editor de ERP. É por isso que o artigo fica "pobrinho" desse jeito. --macgrifo (discussão) 14h06min de 11 de janeiro de 2010 (UTC)[responder]

Inserir textos sem referências e repetidos[editar código-fonte]

Peço a todos os usuários novos que queiram melhorar o artigo sobre ERP, que cuidem para não repetir textos ou colocar textos sem as devidas referências. O ideal é colocar referência em tudo que já existe. --Rafael Pavin (discussão) 02h11min de 29 de março de 2010 (UTC)[responder]

Remoção da tabela[editar código-fonte]

Removi a tabela que dizia que o sistema ERP da Star Soft (http://web.starsoft.com.br/) foi o mais vendido e utilizado entre 2005 e 2006 quando isso não é verdade. O link de referência não prova nada.

Acho que seria útil incluir links para 2 grandes ERP's que são referencia, a considerar o SAP e o Protheus/Totvs.

Acho que não seria útil, pois já temos a "Lista de software ERP - Anexo" que tem os nomes. Rafael Pavin (discussão) 22h29min de 5 de março de 2011 (UTC)[responder]

Outra proposta de fusão[editar código-fonte]

Vide Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Sistema de Gestão ERP; ERP--Arthemius x (discussão) 20h49min de 24 de outubro de 2013 (UTC)[responder]