Discussão:Teosofia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ué, que estranho... nenhuma referencia ao NAZISMO?

É, senti falta. E é claro, é mais um artigo parcial pacas. Mas isso é comum na wikipedia brasileira --Darkshi 18h26min de 17 de Setembro de 2007 (UTC)


bem, resolvi remodelar completamente o texto, espero que tenha ficado melhor. qualquer objeção revertam a edição. obrigado!tetraktys 00h43min de 27 de Junho de 2007 (UTC)

Não vi nenhuma parcialidade neste artigo. A doutrina foi descrita fielmente e muito bem detalhada. Muito bom o artigo. A referencia ao nazismo é desnecessária, visto que trataria de uma deturpação da doutrina teosofica para justificar uma filosofia extremista. EM verdade, o nazismo nao tem nada a ver com o proposito original da teosofia. Talvés em um trabalho específico sobre nazimo, se encontre essa referencia, mas neste foi realamente desnecessario.o comentário precedente não foi assinado por 189.83.237.120 (discussão • contrib.) --OS2Warp msg 19h29min de 26 de Junho de 2008 (UTC)

  • Realmente, só por que uma corrente política adota elementos externos a si, estes passarão a fazer parte da corrente política?? Acho esta teoria muito pouco realista, visto que se Stálin adotou o comunismo, não quer dizer isto que o Comunismo também tenha adotado Stálin; se o PT adotar na sua ideologia a religião Mórmom, os mórmons passarão a fazer parte do PT e serem englobados a este ao invés do oposto?? Se eu criar um movimento terrorista que mate milhares e adotar o Protestantismo, teremos de esquecer o passado e as contribuições deste para a humanidade?? È uma lógica realmente deturpada esta de tentar associar e sujar doutrinas apenas por supostas ligações, visto que o Nazismo ter se ligado a teosofia não quer dizer que do outro lado a recíproca é verdadeira; só existe ligação quando ambos os lados realmente se conurbam. È como o caso dos gregos e romanos; aos olhos gregos, romanos não passavam de bárbaros(e realmente o eram na classificação grega), mas só por que os romanos adotaram a cultura grega, não quer dizer que de uma hora para outra deixaram de ser bárbaros e passaram a ser "helenicos", pois os romanos foi quem assimilaram os gregos e não o oposto(ou seja, vc pode associar romanos a gregos, mas jamais gregos a romanos, o que é bem distinto apesar de muitos ainda não perceberem a diferença entre o Nazismo adotar a Teosofia e a Teosofia adotar o Nazismo numa real reciprocidade)!!

resolvi acrescentar esta seção sobre as opiniões contrárias para contentar a gregos e troianos e dar um contexto mais amplo ao assunto Tetraktys (discussão) 22h43min de 27 de Junho de 2008 (UTC)

Polémicas e Teosofia no Brasil[editar código-fonte]

Noto dois erros na secção "polémicas":
1º - É demasiado extenso, relativamente ao tamanho do artigo completo, o que pode transmitir uma ideia errada do assunto.
Além disso, as polémicas apresentadas são as que motivaram as diversas cisões na Sociedade Teosófica, e por isso "podem" ter sido redigidas com um intuito de parcialidade. "podem", disse eu.
2º - Por outro lado, faltam as críticas mais sérias e menos de "telenovela" feitas, por exemplo, pelo investigador francês Rene Guenon, que publicou um famoso livro sobre o tema.
Proponho que esta secção seja encurtada e resumida e acrescentada outras referências críticas.

A secção "Teosofia no Brasil" deverá ser apagada ou reeditada porque:
1º - Na realidade não se refere à rama brasileira da Sociedade Teosófica, conhecida como Sociedade Teosófica do Brasil, mas sim a outra instituição distinta, a Sociedade Teosófica Brasileira, que representa uma cisão de dita sociedade, e que mais tarde se veio a designar de Sociedade Brasileira de Eubiose, para a qual existe um artigo específico na Wikipédia.
2º - Noutros países lusófonos, por exemplo em Portugal, existe desde princípios do século passado uma rama muito activa da Sociedade Teosófica. O poeta Fernando Pessoa foi o primeiro a traduzir para a língua portuguesa livros teosóficos.
Proponho que esta secção seja retirada. ou então escrita de novo, fazendo referência ás verdadeiras secções brasileiras e portuguesas da Sociedade Teosófica.

Parece-me a mim que efectivamente existe uma pequena dose de parcialidade neste artigo, por estar a ser redigido por pessoas envolvidas no assunto, o que o diminui o seu interesse enciclopédico.
Também não concordo com a referência ao nazismo, por ser esta simplesmente uma das típicas frases feitas pelas chamadas "teorias da conspiração", pois penso haver consenso na Wikipédia em desvalorizar essas "teorias". A não ser que seja para acrescentar na história da Sociedade as diversas perseguições que os teósofos sofreram por parte do regímen nacional-socialista.
Acrescento que não tenho qualquer relação com nenhumas das sociedades acima mencionadas, pelo que considero neutral a minha posição.
Abraço Álvaro de Azevedo Moura (discussão) 10h35min de 3 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Não somente é parcial como também é inveridico. Só pra começar a conversa questiono se a teosofia é ciência... em que definição de ciência uma pseudo filosofia completamente baseada em inverdades e em fontes não comprovadas (que HPB certamente inventou) pode ser enquadrada ? E quanto a ligação da teosofia e do nazismo há pesquisadores seguindo essa linha de investigação, acho que ela não deve ser citada por ainda não ter provas definitivas ...mas que há indicios ... certamente há. (Alexander S. Varejão (discussão) 02h04min de 22 de março de 2011 (UTC))[responder]
"Refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, místicas, ocultistas e especulativas." ( primeira linha do artigo)
Ler o artigo com muita atenção deveria ser o mínimo a ser feito antes de deixar opiniões neste canal. Na primeira frase do artigo a definição do termo é conjunto de doutrinas e não ciência. Sua compreensão está completamente errada.
Além disso, a frase termina com a palavra especulativas. Que significa que todas as pessoas que estudam este assunto com seriedade sabem que não existe comprovação científica de nada disso. Assim como tudo que envolve os assuntos de religiosidade, misticismo e espiritualidade. 179.48.91.138 (discussão) 03h38min de 28 de abril de 2022 (UTC)[responder]