Discussão:Thelema

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A wikipedia está sob licença GNU-FDL. Essa licença permite a cópia, a modificação e até a revenda de qualquer artigo da wikipedia. Os termos da licença GNU-FDL são incompatíveis com os termos da Autorização de Uso dos Textos do Site "Ordo Templi Orientis - Brasil". Essa autorização proíbe o uso para fins comerciais e proíbe a alteração dos textos. Ora, estas regras são incompatíveis com o projecto. Todas as páginas do site "Ordo Templi Orientis - Brasil" devem ser retiradas.

JoaoMiranda

De acordo. Não tenho certeza de qual é o procedimento de deleção. A alegação de que o Budismo prega reencarnação também é questionável. Luis Dantas


Caro JoaoMiranda,

Não foi na minha edição que textos desse site foram supostamente colocados, mas fui conferir e vi que tal site está fora do ar. Então, não entendi o que foi tirado dele, nem o que fere as regras.

Um abraço,

Opeabiru.

abadia de theleme[editar código-fonte]

essa filosofia thelema tem raízes mais profundas que Alister Crowley. Rabelais, autor do medievo, em sua obra Gargantua imaginou a abadia de theleme, cuja única regra fixa era "fazes o que quiseres". Fica a proposta de pesquisar mais a fundo o tema e minha disposição. Plataformista



Caro plataformista,

O termo "Thelema" não foi invenção de Crowley, como está devidamente explicado no artigo. Já a forma thelemica de se encarar esta "Vontade" (Thelema), a história indica que foi o Livro da Lei que a inaugurou.

Claro que existem filósofos, pensadores, artistas, que antecederam a proposta do Livro da Lei (talvez tendo-a inspirado?), como F. Nietzsche. Do mesmo modo, o Cristianismo é inspirado, em certo grau, pelo Zoroastrismo, embora estejam longe de ser idênticos, concorda? Portanto, isso não nega a originalidade do Cristianismo - apenas afirma que todo sistema filosófico/religioso da humanidade tem a raiz no mesmo lugar, que é o interior do próprio ser humano.

Assim, o "Faze o que tu queres" da liturgia thelemica é parecido, mas não exatamente igual, em termos de proposta, à frase de Rabelais no seu romance. Podem ter a mesma raiz, envolver o mesmo estado de espírito etc. Mas analisar a filosofia thelemica nos termos de Rabelais pode conduzir a equívocos. Rabelais é uma pista da filosofia thelemica, mas ela, tal qual está no Livro da Lei, é uma coisa a parte.

Um abraço. Opeabiru

Esqueceram de por no artigo o principal, que a thelema é apenas uma idéia pessoal de um estudioso (Crowley). Tais estudos não tem fundamento nas verdades iniciáticas autênticas.

Uma vez que uma "verdade iniciática autêntica" é qualquer coisa que alguém afirme ser uma "verdade iniciática autêntica", de acordo com suas próprias convicções, a última afirmação fica meio sem sentido.



"Tais estudos não tem fundamento nas verdades iniciáticas autênticas."

Concordo com a réplica, que instiga a pergunta: 'e quem define o que é uma verdade iniciática autêntica?' Parece uma questão subjetiva demais para ser colocada em pauta no artigo, já que é campo de pura opinião.

Agora, sondando um pouco a opinião de quem postou tal comentário, eu pergunto: se um sistema funciona para um indivíduo, ele é verdadeiro; se ele funciona para vários, sua eficácia é duplamente confirmada. Ou não?

Um abraço, Opeabiru.