Discussão:Universidade Federal de Minas Gerais/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"A Universidade é uma instituição cuja origem data do século XIX"... tá doido? e Bolonha, Paris, Salamanca, Coimbra...? ---- Anônimo


Que negoço é esse de apagar meus links externos? Quero eles de volta já!

Quero que o responsável volte isto para a página o rápido quanto possível ---- Andrevruas

Links externos Departamento de Ciência da Computação: http://www.dcc.ufmg.br

Departamento de Estatística: http://www.est.ufmg.br

Departamento de Física: http://www.fisica.ufmg.br

Departamento de História: http://www.fafich.ufmg.br/his/

Departamento de Quimica: http://www.qui.ufmg.br

Departamento de Matemática: http://www.mat.ufmg.br

Departamento de Demografia: http://www.cedeplar.ufmg.br/pos_em_demografia/apresentacao.php

Escola de Belas-Artes: http://www.eba.ufmg.br

Escola de Veterinária: http://www.vet.ufmg.br

Faculdade de Ciências Econômicas: http://www.face.ufmg.br

Faculdade de Ciências Humanas: http://www.fafich.ufmg.br/

Faculdade de Direito: http://www.direito.ufmg.br

Faculdade de Letras: http://www.fale.ufmg.br

Faculdade de Música: http://www.musica.ufmg.br

Instituto de Ciências Exatas: http://www.icex.ufmg.br

Instituto de GeoCiências: http://www.igc.ufmg.br

  • Andrevruas --- 1 de maio de 2005

Ranking[editar código-fonte]

O ranking das melhores universidades brasileiras mencionado no início do artigo apresenta um problema sério: ele foi construído, ao que parece, a partir das notas obtidas pelos cursos de graduação no ENADE de 2006. Como o ENADE avalia a cada ano cerca de um terço das áreas do conhecimento, a amostra a que o artigo se refere está longe de representar a realidade das universidades brasileiras. No ano de 2006, por exemplo, foram avaliadas apenas os cursos das seguintes áreas (http://inep.gov.br/superior/enade/2006/legislacao.htm): Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores, Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Nesse ano de 2006, portanto, não foram avaliados cursos de Medicina, Engenharia, Odontologia, Arquitetura, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Agronomia, Farmácia, Veterinária, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Computação, Letras, e muitos outros.

Portanto acho que trecho deveria ser reescrito ou então suprimido. Py4nf (discussão) 01h28min de 1 de agosto de 2009 (UTC)

Alguem se habilita a desenvolver esta página em outros idiomas...

  • Thidasam --- 14/11/2009

Em Diamantina e Conselheiro Lafaiete existem polos de Educação à Distância ligadas à UAB, nos quais a UFMG oferece cursos, mas além disso a UFMG mantém o Centro de Geologia Eschwege em Diamantina[1], e o hangar do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA)[2] da universidade.

  • Thidasam --- 20/03/2010

Retirando "Desenho desenvolvido na UFMG"[editar código-fonte]

O ítem na guia "Ver também" abaixo:

foi retirado, pois já esta presente em referência no seguinte artigo: Centro de Estudos Aeronáuticos da Universidade Federal de Minas Gerais

Cursos Oferecidos[editar código-fonte]

O tópico Cursos Oferecidos se faz desnecessário, pois no tópico Ensino o item "Graduação" há a indicação:

,revelando os cursos de graduação. Essa simplificação se faz necessária pois reduz o tamanho do artigo. Pois, como é do saber de todos, alguns navegadores podem ter problemas ao editar páginas com mais de 32 kb. Logo, é de se considerar a possibilidade de quebrar a página em seções menores, essa solução pode ser exemplificada pela criação do Anexo:Catálogo de cursos de graduação da UFMG.

  • Thidasam --- 14/12/2010

Referências

Alunos Famosos da UFMG[editar código-fonte]

Permitam-me lhes sugerir a inclusão do engenheiro Rodrigo Otávio Aragão Martiniano Ferreira na lista dos aluno famosos. Ele foi notável autoridade aeronáutica brasileira, entre julho de 2002 e junho de 2008, reconhecido e aplaudido pelos orgãos estrangeiros equivalentes ao nacional (na aviação civil antes CTA, hoje ANAC). O referido engenheiro também trabalhou na EMBRAER, de 1982 a 1995. O Bandeirante sobre o pedestal na entrada daquela empresa é obra de engenharia dele, que atuou ainda no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa - MG (PAMA-LS da FAB), tendo recuperado diversos T-27 Tucano. Cordialmente, Erik Sandauer.

Internacionalização da UFMG[editar código-fonte]

Falta falar sobre os índices de internacionalização da UFMG que são os maiores das instituições de ensino superior federais e dos maiores de todas as universidades brasileiras.