Documenta 12 magazines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Documenta12magazines halle.jpg
Documenta12magazines.jpg

Ou simplesmente magazines. Projeto relacionado à 12a edição da exposição documenta, em que o seu diretor artístico Roger Buergel convocou mais de noventa publicações - de diferentes formatos e orientações de mídias de arte, cultura e teoria de todo o mundo - para aprofundar o debate sobre os três temas que pautam a mostra de 2007. O documenta 12 magazines cuja concepção e coordenação editorial está a cargo de Georg Schöllhammer, editor-chefe da revista austríaca Springerin, abre espaço para que artistas, críticos e teóricos se lancem a um exercício de reflexão sobre como grandes questões da atualidade se repercutem em diferentes contextos sócio-culturais.

Convidadas dois anos antes da realização da mostra (16 de junho a 23 de setembro de 2007), as publicações participantes geraram mais de 300 artigos, ensaios, entrevistas e imagens que foram reunidos no jornal online da documenta 12 magazine [1], aonde leitores interessados podem acessar e fazer o seu próprio "magazine" individual. Destas contribuições também saíram as três edições impressas editadas pela Taschen: "Modernity?"; "Life!" e "Education:", dedicadas a cada um dos três temas centrais da mostra, respectivamente: É a modernidade nossa antiguidade?, O que é a vida crua? e O que pode ser feito? (educação).

O processo do documenta 12 magazines continua durante os 100 dias da exposição no documenta-Halle. Autores e editores participam de palestras e encontros, e exemplares das publicações estão expostos para o público.

Publicações participantes[editar | editar código-fonte]