Drow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

Drow é uma raça fictícia com base na cultura épica e medieval, particularmente conhecido pelos fãs e jogadores de RPG. Também são conhecidos como Elfos Negros.

Elfos negros

Aparência e Caráter[editar | editar código-fonte]

Segundo o RPG Dungeons and Dragons drows são elfos corrompidos que habitam cidades subterrâneas.

Os drows possuem a pele escura, variando desde negro-obsidiana até um tom ardósia-azulado, cabelos entre o branco e o prateado e olhos variando desde amarelos brilhantes até vermelhos puros.

Atraentes, sua beleza muitas vezes supera o padrão de beleza dos elfos convencionais.
São sensíveis a luz, devido ao tempo em que estão reclusos na escuridão das profundezas. Devido este evento, podem enxergar no escuro com muita facilidade e se estão em um local sem nenhuma fonte luminosa, podem ver até 25 metros dentro da escuridão.

Pela falta de recursos a disposição nas profundezas dos subterrâneos, os drow desenvolveram uma aptidão natural para a magia, sendo capazes de manipular energia arcana com maior facilidade que seus primos da superfície.

São criaturas extremamente inteligentes, não são assassinos descontrolados e sim criaturas traiçoeiras e maldosas. Não pensam um minuto se for preciso matar um amigo ou membro da família para chegar ao objetivo desejado.

Os homens desta raça servem como guerreiros e magos. O foco clerical é das mulheres a serviço da Rainha Aranha ou Lolth deusa dos drow, figura divina extremamente matriarcal. Mas existem homens que também conquistam boa reputação na sociedade drow; é o caso de Jarlaxle (Forgotten Realms), um mercenário bastante influente até em eventos da superfície. Há também os exemplos de drows renegados que abandonam seu mundo escuro por não se identificarem com o ambiente cruel e doentio que envolve sua raça. Um exemplo é Drizzt Do'Urden o drow honrado mais famoso do cenário de campanha de Forgotten Realms e talvez de todos os tempos.

Religião[editar | editar código-fonte]

Um dos motivos principais do ódio que existe entre os drow e os Elfos da Superfície é devido ao fato de que os drow se uniram à Rainha Aranha Lolth. Essa é sua grande deusa, ela está ligada a todo o tipo de seres das profundezas que são seus servos.

Essa religião é regida pelas formas mais negras da magia e pratica sacrifícios humanos. Em geral as sacerdotisas são as mulheres, muito raramente um homem consegue subir na sociedade usando a magia.

Panteão Drow[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Coletivamente, as divindades drow são conhecidas como o Seldarine Negro.[1]

  • Eilistraee (deusa intermediária): Deusa da canção, beleza, dança, trabalho de espada, caça, luar. <spoiler>Decapitada com a Lâmina Crescente brandida por Halisstra Melarn (o Penitente da Senhora) debaixo da influência de Lolth.</spoiler>[2] .
  • Kiaransalee (morta): Deusa dos mortos-vivos e vingança. <spoiler>Será morta em 1377 CV</spoiler>. Nome apagado e esquecido[3] .
  • Ghaunadaur (morto):Deus dos oozes, lodos, geléias, desterrados, ropers, rebeldes.
  • Lolth (antigamente conhecida como Araushnee) (deus intermediária): Deusa das aranhas, mal, escuridão, caos, assassinos, drow.
  • Selvetarm (morto): Deus dos guerreiros drow. <spoiler>Morto em 1375 CV. Decapitado com a Lâmina Crescente brandida pelo Cavaleiro Canção Negra Cavatina Xarann</spoiler>[4] .
  • Vhaeraun (morto): Deus do furto, machos drow, atividade maligna na superfície, trapaça. <spoiler>Morto em 1375 CV. Assassinado por Eilistraee.</spoiler>[4] .
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Casas drow[editar | editar código-fonte]

Por causa da religião baseada no culto a uma deusa feminina, sua sociedade é um sistema matriarcal dividido em Casas, comandadas por Matronas. Estas Matronas necessariamente são magas ou sacerdotias de grande poder, sendo temidas até por seus próprios filhos e agregados.
Existem os nobres e os plebeus. Os plebeus podem subir na sociedade se tiverem alguma habilidade específica e estes indivíduos são geralmente aceitos nas Casas para aumentar o prestígio e poder desta. O Mestre de Armas Zaknafein, pai de Drizzt Do´Urden, era um destes indivíduos. Ele nasceu como um plebeu, porém foi permanentemente ligado a Casa Do´Urden graças a sua fantástica perícia com armas; a ele foi até permitido utilizar o nome Do´Urden, e graças ao tempo em que foi amante da Matrona Malice Do'Urden, seus filhos passaram a ser totalmente nobres membros da Casa.

Cidades dos drow[editar | editar código-fonte]

Sempre vivendo nas profundezas da terra, Underdark, as cidades dessa raça são organizadas. No complexo de cavernas e passagens subterrâneas existem muitas cidades drow como Menzoberranzan, Maerdrimydra, Llurth Dreir, Sshamath e as ruínas de Ched Nasad.

Renegados[editar | editar código-fonte]

Chamados de renegados, porque abandonaram sua cidade. seu povo e especialmente sua religião maligna, há seres dessa raça que não suportam viver no ambiente de traição que é normal na vida drow, e abandonam a vida de praticas cruéis nos subterrâneos.

Certamente, o mais famoso drow a abandonar sua terra natal e caminhar na superficie foi Drizzt Do'Urden, nascido na cidade subterrânea de Menzoberranzan. Seu pai, já citado acima, Zaknafein, foi o um grande Mestre de Armas e não aceitava as regras da vida de seu povo, foi morto por sua mulher, a Matrona Malice. Drizzt aprendeu com ele todos os segredos da luta, usa duas cimitarras e é imbatível.

Ele fugiu do Underdark e desde então vive na superfície.

Relação com outros povos[editar | editar código-fonte]

A relação entre os drow e os seres da superficie, é extremamente caótica e agressiva. Os "elfos noturnos", como são chamados, frequentemente organizam grupos para matar e saquear povos da superfície, tornando-se uma das raças mais odiadas e temidas.

Por motivos como este, certos aventureiros juraram caçar esta raça até extingui-la, como e o caso de Macel "O Castanho", um ranger humano que teve sua familia dizimada por um grupo de batedores drow.

As raças do Underdark também temem os drow devido sua atitude extremamente bélica e exploratória, já que baseiam sua sociedade em um sistema de escravização de raças julgadas por eles como "inferiores".

Goblinóides, Duergar, Kuo-toa, Svirfneblin e Illithid (Devoradores de Mentes) são algumas das raças que mantem contato com os drow, organizados de forma bastante complexa como resultado da economia do Underdark.

Referências

  1. Boyd, Eric L.; Matt Forbeck, and James Jacobs. Races of Faerûn. [S.l.]: Wizards of the Coast, 2003. ISBN 0-7869-2875-1.
  2. Smedman, Lisa. Ascendancy of the Last. [S.l.]: Wizards of the Coast, 2008. ISBN 978-0786948642.
  3. Smedman, Lisa. Storm of the Dead. [S.l.]: Wizards of the Coast, 2007. ISBN 978-0786947010.
  4. a b Smedman, Lisa. Sacrifice of the Widow. [S.l.]: Wizards of the Coast, 2007. ISBN 978-0786942503.