Edgar Medina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Edgar Medina (Porto, Abril de 1977) é um showrunner, produtor e argumentista português, fundador da produtora Arquipélago Filmes.


Edgar Medina
Nascimento 24-04-1977
Residência Lisboa
Ocupação Showrunner, produtor e argumentista
Prémios
  • Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema – Melhor Série/Telefilme pela série Sul
  • Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores–Melhor Programa de Ficção pela série Sul

Biografia[editar | editar código-fonte]

Edgar Medina nasceu na cidade do Porto em 1977, filho de Edgar Correia e Maria Helena Guimarães de Medina, irmão de Fernando Medina. Obteve o Master in Arts in Filmmaking da London Film School com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e é licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Foi sócio-fundador da produtora de Macau, Inner Harbour Films, tendo trabalhado em diversos documentários e filmes de ficção nacionais e internacionais em diversas áreas da produção cinematográfica. Tem produzido conteúdos diversos para estruturas culturais e museus, bem como publicidades e filmes institucionais.

Em Abril de 2015 fundou a Arquipélago Filmes que se dedica à produção de cinema independente e audiovisual de qualidade.

Percurso Profissional[editar | editar código-fonte]

Produtor, argumentista e autor com Rui Cardoso Martins da série de ficção Causa Própria [1], realizada por João Nuno Pinto, em exibição na RTP1[2].

Produtor, argumentista e co-autor da série de ficção “Matilha” (RTP1), um spinoff da série Sul , com o Apoio à produção audiovisual do ICA 2020, que será filmada em 2022.

Co-Autor, argumentista e produtor da série de 9 episódios Sul , com estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale Drama Series Days) de 2019 e exibida pela RTP1 em 2019. Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema – Melhor Série/Telefilme[3]; Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores–Melhor Programa de Ficção;[4]

Co-argumento da longa-metragem Cartas da Guerra (2016) de Ivo M. Ferreira – Competição principal do Festival Internacional de Berlim, Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, Festival Internacional de Cinema de Sidney, entre outros. Prémio Sophia 2017 – Melhor Argumento Adaptado; Prémio Caminhos do Cinema Português–Melhor argumento adaptado; Prémio Aquila–Melhor argumento;[5]

Co-produtor e co-argumentista da longa-metragem “Hotel Império”, realizada por Ivo M. Ferreira – Pingyaou International Film Festival (2018), Mostra de São Paulo (2018), IFFA Macau (2018);

Produtor do documentário “Mio Pang Fei” (2014), realizado por Pedro Cardeira - Competição Nacional DOCLISBOA; Competição do 5th China Academy Awards of Documentary Film;

Realização de “A construção de um símbolo” (2014), documentário de 50 minutos, comissionado pelo Padrão dos Descobrimentos para exibição exclusiva no interior do Monumento, e de “Dom Roberto” (2014), documentário para suporte da classificação de D. Roberto a património Imaterial Nacional.

Referências