Efeito de Leidenfrost

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gota - Efeito Leidenfrost

O efeito de Leidenfrost é um fenômeno no qual um líquido, em contato próximo com uma massa significativamente mais quente que o seu ponto de ebulição, produz uma camada isolante de vapor que previne que o líquido evapore rapidamente.

O efeito de Leidenfrost é comumente observado ao cozinhar, quando derramarmos uma gota de água sobre uma panela suficientemente quente, em uma temperatura acima do ponto de Leidenfrost. Neste caso, o vapor de água que se forma abaixo da água e sobre a panela mantém a gota em suspensão, não havendo contato direto entre a água e a panela. Como consequência, a água demora mais tempo para evaporar do que demoraria caso a panela estivesse acima da temperatura de ebulição, mas abaixo da temperatura do ponto de Leidenfrost (mas ainda acima do ponto de ebulição). O efeito também é responsável pela capacidade do nitrogênio líquido de escorregar pela superfície. Também tem sido utilizado em algumas demonstrações potencialmente perigosas, como mergulhar o dedo molhado com água em chumbo derretido [1] ou encher a boca de nitrogênio líquido e assoprar, ambas executadas sem prejuízo para o demonstrador (cobaia)[2] . O último é potencialmente letal, especialmente se ingerir acidentalmente o nitrogênio líquido[3] .

O efeito é nomeado assim em homenagem a Johann Gottlob Leidenfrost, que discutiu o assunto em A Tract About Some Qualities of Common Water em 1756.

Referências

  1. David G. Willey. The Physics Behind Four Amazing Demonstrations. Visitado em 2014-04-03.
  2. Jearl Walker. Boiling and the Leidenfrost Effect. Visitado em 2014-04-03.
  3. Student Gulps Into Medical Literature (1999-01-20). Visitado em 2014-04-03.
Ícone de esboço Este artigo sobre Termodinâmica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.