El bosque de los pigmeos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de El Bosque de los Pigmeos)
El bosque de los pigmeos
O Bosque dos Pigmeus (PT)
A Floresta dos Pigmeus (BR)
Autor(es) Isabel Allende
País  Chile
Arte de capa Raul Fernandes
Editora Editorial Sudamericana
Lançamento 2004
Páginas 221
Edição portuguesa
Tradução Maria Helena Pitta
Editora Difel, Círculo de Leitores
ISBN ISBN 972-29-0712-3
Edição brasileira
Tradução Mario Portes
Editora Bertrand Brasil
ISBN ISBN 85-286-1129-9
Cronologia
O reino do dragão de ouro

El bosque de los pigmeos (no Brasil, A Floresta dos Pigmeus; em Portugal, O Bosque dos Pigmeus) é um romance da escritora chilena Isabel Allende. Lançado em 2004, é o último da trilogia As Aventuras da Águia e do Jaguar (ou As Memória da Águia e do Jaguar, dependendo da tradução) encerrando grandes e mágicas aventuras. Essa obra mostra uma África esquecida e obscura, com líderes que trazem o mau e a injustiça, além importância de preservá-la (como em La ciudad de las bestias e, indiretamente, em El reino del dragón de oro).

Enredo[editar | editar código-fonte]

Esta aventura já começa no calor sufocante do meio-dia (…) A terra africana tornava-se um inferno de rochas ardentes e até as hienas e os urubus saíam a procura da sombra (trecho do capítulo 1 "A Adivinha do Mercado"). Alexander Cold e Nádia Santos estão montados em um elefante macho chamado Kobi (ele fica amigo de Nádia pois ela tem o dom de poder comunicar-se com os animais, logo ela aprende a "língua dos elefantes"), estão indo a um mercado comprar coisas para a viagem. Junto deles a velha repórter Kate Cold, os fotógrafos Timothy Bruce e Joel González (presentes nas três aventuras), Michael Mushaha o guia e Angie Ninderera a piloto de avião, a nova missão recebida pela revista International Geographic é investigar o desaparecimento de vários missionários em uma região selvagem da África. Alex e Nádia vão até uma barraca e lá conhecem uma estranha mulher chamada Ma Bangesé ela entra em transe e faz uma profecia quanto a um possível destino de Alex e Nádia, "um grande perigo, o monstro de três cabeças" e eles entram em transe também. Depois disso, dirigem-se ao velho avião de Angie (mas ela o adora) para achar algo a respeito dos desaparecidos, porém acontece um problema e eles acabam caindo e então perdidos na mata, a mercê de inúmeros perigos, começam a jornada.

Dias perdidos, eles acabam encontrando um grupo de pescadores, que os levam até a aldeia dos pigmeus chamada de Ngoubé, que é coordenada por Mbembelé e governada pelo terrível rei Kosongo; que dizem que ao tocar o chão um tremor é sentido, com um olhar você é fulminado e sua voz estronda nos ouvidos; além do temível Sombé um mago bastante poderoso. Então explorando a aldeia Nádia descobre que as mulheres ficam presas em estábulos como animais por ordem do rei Kosongo, assim ele tem os pigmeus como escravos. Para ajudá-los, Nádia e Alex vão atrás de Nana-Asantê a rainha dos pigmeus, quando encontram-na em uma espécie de cemitério, não sabem se é um espírito ou uma pessoa, ela os leva, talvez à mais fantástica de todas as viagens astrais que os dois já fizeram, com espíritos do passado e presente. No acampamento Kate mostra-se mais esperta ainda, e fica grande amiga de Angie (as duas descobrem que são muito parecidas, feministas, adoram vodka, fumam e são resmungonas). Elas prometem ajudar as pigméias. Alex e Nádia chegam com o Ipemba-Afuá (um amuleto que, para o povo de Ngoubé é muito poderoso) e com Nana-Asantê. Dai eles se preparam para a grande batalha contra Mbembelé. Primeiro um valente pigmeu luta contra o grande homem, em seguida aparece do nada um grande, poderoso e belo Jaguar negro, ele avança até o homem e afugenta-o, depois de um bom tempo aparece o rei Kosongo, mas para sua humilhação, os pigmeus não têm mais medo e descobrem que apenas passava de Mbembelé e foge. Por último é a vez do grande bruxo Sombé, que em um descuido é fotografado por Joel González, e mais uma vez era Mbembelé disfarçado, assim Nádia e Alex derrotaram o "monstro de três cabeças", que não passava de um general sumido.

[editar | editar código-fonte]

Dois anos depois, Alexander vai para a universidade estudar medicina (desde que salvou sua mãe com a água da saúde era o que ele queria). Indo até o apartamento de Kate, deixa uma vodka para ela e vai buscar Nádia, pois a convencera de estudar com ele em Berkeley, mas chegando lá ele encontra uma Nádia madura, de vestido e salto alto, não mais uma indiazinha de bermudas, camiseta e penas na cabeça (aliás só descobriu que era ela por causa do macaquinho Borobá). Juntos, os três vão ver os livros que Kate havia feito sobre suas aventuras.

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]