El Faro Asturiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
El Faro Asturiano
Fundador(a) Protasio González Solís
Protasio e Gumersindo González Solís
Fundação 1856
Última edição 1873
País Espanha
Idioma Castelhano

El Faro Asturiano foi um jornal informativo e político publicado em Oviedo entre 1856 e 1873. Definia-se como um jornal de interesses morais e materiais de notícias e anúncios.

A sua publicação era realizada quinzenalmente, tendo esta iniciado a 5 de Maio de 1856. Depois passou a ser trimensal e, a partir do dia 1 de Março de 1860, passou a realizar-e diariamente. El Faro, o jornal mais importante das Astúrias no século XIX, foi editado pelos irmãos Protasio e Gumersindo González Solís; o primeiro deles foi o director do jornal até 1868. O jornal tinha um tamanho de 34 x 50 cm, com quatro páginas (a quarta dedicada a anúncios comerciais) em cinco colunas. Uma catalogação de 1865 considerou este jornal como o quarto jornal provincial mais importante de Espanha.

O jornal era de tendência conservadora e agrupava pessoas católicas. Fez constantemente campanhas e participou em polémicas.

A revolução de 1868 trouxe decadência para o jornal, pois as tendências políticas se alteração. Muita gente saiu do jornal, e os carlistas criaram o jornal La Unidad e os democratas o El Eco de Asturias.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Gran Enciclopedia Asturiana. Silverio Cañada Editor, Xixón, 1982. Tomu 6, pp. 217-219.
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.