El Zafrín

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

El Zafrín é um sítio arqueológico neolítico, do tipo cardial, datado da segunda metade do Quinto milénio a.C..[1][2] Está localizado na Ilha do Congresso, no arquipélago das Ilhas Chafarinas. Conta com uma extensão de 12 hectares. As investigações no local começaram no ano 2000 por parte do Instituto de Cultura Mediterrânea, como parte do Projeto de Investigação Chafarinas, durante o qual foram encontrados diversos restos variados, desde uma zona de fundição até moedas medievais.[3]

O sítio é interpretado como um povoado típico da costa norte-africana, que sobreviveu graças a uma dieta de produtos do mar, entre eles peixes, patelas e focas monges - como indicam os restos de moluscos encontrados nos sedimentos - completada com a pecuária.

Referências

  1. Análisis radiocarbónico. Antonio Bravo Nieto, Juan Antonio Bellver Garrido: Una estación neolítica al aire libre en las Islas Chafarinas, El Zafrín: Primera datación radiocarbónica; Akros: La revista del museo, ISSN 1579-0959, Nº. 2, 2003 , páginas 79-86.
  2. http://www.icm-e.com/arqueologia.html#congreso[ligação inativa] (Consultado el 28 de julho de 2008)
  3. Antonio Bravo Nieto y Antonio Bellver Garrido, http://www.gaselec.es/fundacion/chafarinas_00.htm Arquivado em 9 de setembro de 2011, no Wayback Machine. (Consulta del 28 de julho de 2008)
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.