Emílio do Lago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Emilio do Lago

Emílio do Lago, ou Emílio Euthiquiano Corrêa do Lago (1837, Franca, SP - 07 de janeiro de 1871, São Paulo, SP), foi um compositor, pianista, regente e professor de música.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Emílio do Lago era filho de Manoel Francisco Corrêa do Lago e Maria Carolina do Lago. Nascido numa família de músicos, Emílio iniciou os estudos muito cedo, em casa. Ainda jovem, foi para Campinas, onde conheceu Carlos Gomes, já conhecido na época, e de quem ficou amigo. Segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira[1], Emílio do Lago foi para São Paulo aos 23 anos, em 1860, fixando residência na capital, onde trabalhou como professor de piano e teve seu nome reconhecido[2]. Foi casado com a também pianista, Rafaela de Souza Lago e, juntos, tiveram Emílio Mário Corrêa do Lago.

Amizade com Carlos Gomes[editar | editar código-fonte]

Consta que Carlos Gomes dedicou a modinha "Quem Sabe" a Emílio quando, em segredo o teria feito à sua irmã, por quem Carlos Gomes nutria uma paixão secreta.

Último adeus de amor[editar | editar código-fonte]

Emílio do Lago fez algumas composições importantes para a história da Música Popular Brasileira. Dentre elas, a modinha "Último Adeus de Amor", com possível parceria com J. A.Barros Jr, com data ainda incerta de 1862.

Referências

  1. Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira
  2. Casa do Choro
Ficheiro:Casa do Choro
http://www.casadochoro.com.br/acervo/cards/view/614