Eolítico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Abril de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Eolítico é a divisão arqueológica anterior ao Paleolítico e é na Época geológica do pleistoceno, proposta por Gabriel de Mortillet (1821-1898) no século XIX. Esta divisão abrange os termos que contêm eólitos, na maior parte terciários. Os eólitos são sílices de talhe não intencional considerados, inicialmente, como originários da acção do homem. São de mencionar, em Portugal, os eólitos da região da Ota, descobertos por Carlos Ribeiro nos terrenos terciários do Vale do Tejo. Na maior parte das peças não se reconheceu talhe intencional. Algumas delas, efectivamente trabalhadas pelo Homem, provinham de terrenos quaternários. O Eolítico foi simplesmente um atraso para a Pré-história por muitos historiadores ninguém desvendou uma prova.

Reconhecida a natureza do talhe não intencional dos eólitos, o Eolítico deixou de ter significado arqueológico e estratigráfico.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.