Ergometria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ergometria é a ciência que mede a quantidade de trabalho realizado pelo corpo durante um exercício físico.

Os estudos ergométricos envolvem medições dos mais diversos tipos de esforço físico tais como os esforços musculares de trabalhos efetuados em Esteira ergométrica ou bicicleta ergométrica (Cicloergômetro).

É bastante confundida com Ergonomia, mas esta é uma disciplina mais ampla, sendo que a Ergometria é uma de suas ferramentas. Confunde-se também o termo com a palavra "ergonometria" que 'é a ciência que combina as características físicas do corpo humano, a fisiologia e fatores psicológicos, a fim de incrementar a relação existente entre o meio ambiente e seus usuários' (Gurgel, 2002).

Trata-se de uma disciplina indispensável para profissionais como cardiopneumologistas, preparadores físicos, fisioterapeutas, atletas, médicos, Ergometristas e outros pesquisadores do trabalho.