Erithacus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaErithacus
Pisco-de-peito-ruivo

Pisco-de-peito-ruivo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Muscicapidae
Género: Erithacus
Cuvier, 1800
Espécies
E. rubecula

E. akahige
E. komadori

Erithacus é um género de pequenas aves passeriformes.

Inclui três espécies:

As três espécies são pequenas aves atarracadas com uma postura normalmente erecta e uma cauda curta. Possuem um dorso castanho-preto, uma face vermelha ou preta com o peito contrastante com as partes inferiores esbranquiçadas ou cinzas. As fêmeas das duas últimas espécies, as espécies asiáticas, são muito menos coloridas que os machos, mas no pisco-de-peito-ruivo as diferenças entre os sexos é mínima e restrita à forma do limite entre a plumagem vermelha e castanha na testa.

Os Erithacus são territoriais e constroem os seus ninhos num buraco ou sobre o solo. Caçam insectos, vermes e outros invertebrados a partir de um poleiro baixo, alimentando-se principalmente no solo, dando saltinhos nas suas fortes pernas.