Cecília Maria Vieira Helm: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Algébrico (discussão | contribs)
Linha 13: Linha 13:


Desenvolve um estudo sobre os povos indígenas da bacia do [[rio Tibagi]] e a UHE Mauá, em processo de licenciamento ambiental.
Desenvolve um estudo sobre os povos indígenas da bacia do [[rio Tibagi]] e a UHE Mauá, em processo de licenciamento ambiental.

No dia 02 de maio de 2011 Cecília Helm tomou posse na Academia Paranaense de Letras, dia 2 de maio, às 19h30, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (Brasilino Moura, 253, Ahú, Curitiba, PR) Nascida em Curitiba, Cecília colabora com o Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFPR. É autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre as etnias indígenas que ocupam terras tradicionais no Paraná. Escreveu também sobre a História da Antropologia no Estado ("Os 50 anos da Antropologia no Paraná"). Entre seus trabalhos recentes, estão "Laudo antropológico sobre disputa de terra na reserva indígena Mangueirinha"; "Diálogos entre Direito e Antropologia: primeiras aproximações interdisciplinares; "A Etnografia, a perícia e o laudo antropológico nos processos judiciais"; e "A Antropologia dos Nativos", publicado pela Universidad Autonoma de La Plata, Argentina.
O discurso de saudação foi realizado pelo Acadêmico ex-reitor da UFPR Carlos Roberto Antunes dos Santos.


[[Categoria:Antropólogos do Brasil]]
[[Categoria:Antropólogos do Brasil]]

Revisão das 01h09min de 5 de maio de 2011

Cecilia Maria Vieira Helm (Curitiba, 16 de Novembro de 1937) é uma antropóloga brasileira, especialista em etnologia indígena.

Professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná, Cecília Helm é professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFPR.

Tem realizado pesquisa sobre relações interétnicas entre índios e não índios no Sul do Brasil, sobre povos indígenas e projetos hidrolétricos no Paraná e se especializou na elaboração de laudos periciais antropológicos sobre disputas de terras indígenas.

Realizou pós doutorado em CIESAS, INAH na Cidade do México, 1979-80.

Publicou diversas obras, e capítulos de obras, sobre povos indígenas e usinas hidrolétricas. Publicou igualmente laudos periciais antropológicos sobre os Kaingang e os Guarani, nomeadamente a respeito de disputas de terras indígenas.

O seu último trabalho intitula-se Laudo antropológico: disputa de terra na reserva indígena Mangueirinha, PR, Ed. da UFPR, 2007.

Desenvolve um estudo sobre os povos indígenas da bacia do rio Tibagi e a UHE Mauá, em processo de licenciamento ambiental.

No dia 02 de maio de 2011 Cecília Helm tomou posse na Academia Paranaense de Letras, dia 2 de maio, às 19h30, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (Brasilino Moura, 253, Ahú, Curitiba, PR) Nascida em Curitiba, Cecília colabora com o Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFPR. É autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre as etnias indígenas que ocupam terras tradicionais no Paraná. Escreveu também sobre a História da Antropologia no Estado ("Os 50 anos da Antropologia no Paraná"). Entre seus trabalhos recentes, estão "Laudo antropológico sobre disputa de terra na reserva indígena Mangueirinha"; "Diálogos entre Direito e Antropologia: primeiras aproximações interdisciplinares; "A Etnografia, a perícia e o laudo antropológico nos processos judiciais"; e "A Antropologia dos Nativos", publicado pela Universidad Autonoma de La Plata, Argentina. O discurso de saudação foi realizado pelo Acadêmico ex-reitor da UFPR Carlos Roberto Antunes dos Santos.