Capela de Nossa Senhora da Penha (João Pessoa): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 9: Linha 9:
== Romaria da Penha ==
== Romaria da Penha ==


Esta Romaria ocorre anualmente no último [[domingo]] de [[novembro]] e tem um percurso de 14 quilometros. Uma carreata conduz a imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro de João Pessoa) e de lá ela é reconduzida pelos romeiros até o Santuário. O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano e foi tombado pelo [[Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba]] (Iphaep), em 26 de agosto de 1980. Este santuário tem sido muito procurado por conta dos milagres atribuídos a Nossa Senhora. A Romaria de Nossa Senhora da Penha tem atraído uma média anual de 250 mil peregrinos e já se transformou numa das mais tradicinais da Paraíba.
Esta Romaria ocorre anualmente no último [[domingo]] de [[novembro]] e tem um percurso de 14 quilometros. Uma carreata conduz a imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro de João Pessoa) e de lá ela é reconduzida pelos romeiros até o Santuário. O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano e foi tombado pelo [[Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba]] (Iphaep), em 26 de agosto de 1980. Este santuário tem sido muito procurado por conta dos milagres atribuídos a Nossa Senhora. A Romaria de Nossa Senhora da Penha tem atraído uma média anual de 250 mil peregrinos e já se transformou numa das mais tradicionais da Paraíba.


== Referências ==
== Referências ==

Revisão das 16h52min de 1 de novembro de 2011

A capela de Nossa Senhora da Penha, é uma capela da cidade de João Pessoa na Praia da Penha (João Pessoa). Foi construída pelo português Sílvio Siqueira em 1763. Todos os anos acontece a Romaria da Penha, uma caminhada de 14 quilômetros que analmente sai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro de João Pessoa, a Capela de Nossa Senhora da Penha na Praia da Penha. A Romaria da Penha sempre e realizada no último domingo de novembro.

História

O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra em direção à Europa, mas no litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranqüilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, Rio de Janeiro. Hoje a Capela ja foi ampliada e ao lado existe a igreja de Nossa Senhora da Penha. Hoje, o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Cabo Branco, que tem como pároco o Pe. Luiz Antônio de Oliveira.

Romaria da Penha

Esta Romaria ocorre anualmente no último domingo de novembro e tem um percurso de 14 quilometros. Uma carreata conduz a imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro de João Pessoa) e de lá ela é reconduzida pelos romeiros até o Santuário. O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em 26 de agosto de 1980. Este santuário tem sido muito procurado por conta dos milagres atribuídos a Nossa Senhora. A Romaria de Nossa Senhora da Penha tem atraído uma média anual de 250 mil peregrinos e já se transformou numa das mais tradicionais da Paraíba.

Referências

  1. http://www.arquidiocesepb.org.br/index.php?arqui=pages/noticia&cod_noticia=77
  2. http://pastoralfp.blogspot.com/2010/01/santuario-de-n-s-da-penha-joao-pessoapb.html
  3. Secretaria Executiva de Turismo da Paraíba