Chibata: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 10 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q1515419
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=setembro de 2009}}
{{sem-fontes|data=setembro de 2009}}
A '''chibata''' é um instrumento de castigo que possui algumas formas no Brasil e no mundo. A mais simples delas é constituída por um pequeno bastão terminado em uma lingueta de couro. Outra é o [http://en.wikipedia.org/wiki/Cat_o%27_nine_tails "Cat o' Nine Tails‎"] (ou "gato de nove caudas"), um suporte que segura nove tiras de corda ou couro, utilizada na França, Inglaterra em prisões e embarcações. E uma terceira, mais comum na Marinha do Brasil, foi a de uma corda de linho (chamada corda de barca) bem grossa contendo na ponta umedecida pequenos pregos ou agulhas.
A '''chibata''' é um instrumento de castigo constituído por um bastão terminada em uma lingueta de couro. É um instrumento de condução usado tipicamente na [[equitação]]. Distingue-se assim do [[chicote]].


A chibata foi outrora usada para castigar pessoas, mas o seu uso foi abandonado quando se verificou que é um instrumento perigoso. Ainda hoje é usado em relações sado-masoquistas, o que é bastante preocupante atendendo ao facto que é um instrumento bastante doloroso e que, principalmente, pode causar danos internos nos tecidos atingidos.
A chibata foi outrora usada para castigar pessoas no Brasil, na época da Escravidão e mesmo na República, até 1910, quando seu uso foi abolido após a [[Revolta da Chibata]], liderada pelo marinheiro [[João Cândido]].

Hoje um instrumento de condução usado tipicamente na [[equitação]]. É uma variante do [[chicote]].

Também hoje é usada em relações sadomasoquistas, normalmente para realizar fantasias sexuais, sem risco à saúde, pela mútua concordância do uso da mesma pelos parceiros.


[[Categoria:Instrumentos de punição]]
[[Categoria:Instrumentos de punição]]

Revisão das 20h40min de 4 de outubro de 2013

A chibata é um instrumento de castigo que possui algumas formas no Brasil e no mundo. A mais simples delas é constituída por um pequeno bastão terminado em uma lingueta de couro. Outra é o "Cat o' Nine Tails‎" (ou "gato de nove caudas"), um suporte que segura nove tiras de corda ou couro, utilizada na França, Inglaterra em prisões e embarcações. E uma terceira, mais comum na Marinha do Brasil, foi a de uma corda de linho (chamada corda de barca) bem grossa contendo na ponta umedecida pequenos pregos ou agulhas.

A chibata foi outrora usada para castigar pessoas no Brasil, na época da Escravidão e mesmo na República, até 1910, quando seu uso foi abolido após a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro João Cândido.

Hoje um instrumento de condução usado tipicamente na equitação. É uma variante do chicote.

Também hoje é usada em relações sadomasoquistas, normalmente para realizar fantasias sexuais, sem risco à saúde, pela mútua concordância do uso da mesma pelos parceiros.