Azenha da Ribeira da Agualva (Vila Nova): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Addbot (discussão | contribs)
m A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q9641245
Alterei a freguesia.
Linha 1: Linha 1:
{{Sem imagem|Portugal=sim|data=abril de 2010}}
{{Sem imagem|Portugal=sim|data=abril de 2010}}
A '''Azenha da Ribeira da Agualva (Vila Nova)''' é uma [[azenha]] [[Portugal|portuguesa]] localizada na freguesia da [[Agualva (Praia da Vitória)|Agualva]] concelho da [[Praia da Vitória]], [[ilha Terceira]], [[Açores]] e faz parte do Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória, e remonta ao [[Século XVIII]].
A '''Azenha da Ribeira da Agualva (Vila Nova)''' é uma [[azenha]] [[Portugal|portuguesa]] localizada na freguesia de Vila Nova, concelho da [[Praia da Vitória]], [[ilha Terceira]], [[Açores]] e faz parte do Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória, e remonta ao [[Século XVIII]].


Trata-se de uma construção formada por azenha dotada de habitação e [[palheiro]] que se encontra implantada na margem direita da Ribeira da Agualva.
Trata-se de uma construção formada por azenha dotada de habitação e [[palheiro]] que se encontra implantada na margem direita da Ribeira da Agualva.

Revisão das 22h43min de 8 de dezembro de 2013

A Azenha da Ribeira da Agualva (Vila Nova) é uma azenha portuguesa localizada na freguesia de Vila Nova, concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, Açores e faz parte do Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória, e remonta ao Século XVIII.

Trata-se de uma construção formada por azenha dotada de habitação e palheiro que se encontra implantada na margem direita da Ribeira da Agualva.

A construção da azenha e habitação tem uma planta de forma rectangular, sendo dotada de dois pisos. Tem um forno de volume exterior com planta de forma semicircular, onde se destaca uma chaminé rectangular encostada à fachada lateral esquerda da construção.

Este imóvel foi construído em alvenaria de pedra rebocada e caiada a cal de cor branca. Os vãos das portas são de verga curva e as janelas de guilhotina de duas folhas. A cobertura foi construída em quatro águas, com telha de meia-cana tradicional dos Açores e rematada por beiral simples.

Existe numa das paredes exteriores rasgos originados com o funcionamento da roda da azenha. À esquerda, e na continuidade do edifício da azenha, existe um palheiro com planta de forma rectangular, dotado de um único piso, edificado em alvenaria de pedra seca e parcialmente caiada a cal de cor branca, tendo uma cobertura de duas águas em telha de meia-cana também tradicional dos Açores.

Ver também

Referências

  • Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal da Praia da Vitória.