Imaginário coletivo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 5 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q2518716
Linha 30: Linha 30:


*[http://wikimaginaire.free-h.org L'imaginaire en action] {{fr}}
*[http://wikimaginaire.free-h.org L'imaginaire en action] {{fr}}
* Mateus, Samuel (2013), "[https://www.academia.edu/6816114/O_imaginal_publico_prolegomenos_a_uma_abordagem_comunicacional_do_imaginario O Imaginal Público - prolegómenos a uma abordagem comunicacional do imaginário]", Comunicação, Mídia, Consumo, vol.10, n29, pp.31-50





Revisão das 09h31min de 13 de agosto de 2014

O imaginário coletivo é um conjunto de símbolos, conceitos, memória e imaginação de um grupo de indivíduos pertencentes a uma comunidade específica. A sensibilização dessas pessoas em relação a esses símbolos compartilhados reforça o sentido de comunidade.

Muitas vezes, essas representações da realidade podem ultrapassar as circunstâncias do mundo real, adquirindo a força e a beleza do mito e se tornando ícones de uma era, na história de um povo, um património comum, independentemente das directivas religiosas, políticas e culturais das pessoas que fazem parte da comunidade.

Cada vez mais importante na formação e reprocessamento do imaginário coletivo é o papel desempenhado pelo meios de comunicação social. O tamanho das comunidades que podem compartilhar um património simbólico comum é cada vez mais amplo, de modo que o conceito de "povo" tende a ser gradualmente substituído pelo de aldeia global.

Bibliografia

Artigos Relacionados

Ligações externas