Ruy de Mello Pedroso: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:
{{DEFAULTSORT:Ruy Mello Pedroso}}
{{DEFAULTSORT:Ruy Mello Pedroso}}
[[Categoria:Transportes aéreos]]
[[Categoria:Transportes aéreos]]
[[Categoria:Pessoas da Varig]]
[[Categoria:Empregados da Varig]]

Revisão das 22h51min de 16 de outubro de 2014

Ruy de Mello Pedroso (São Paulo - SP, 07 de Maio de 1925São Sebastião do Paraíso -MG, 21 de Outubro de 2001).

Aeroviário e administrador de empresas, foi um dos principais executivos da companhia aérea VARIG, entre 1951 a 1976 e posteriormente da companhia aérea Transbrasil, entre 1978 até 1988. Foi um dos principais colaboradores na fase de crescimento, consolidação e ampliação das duas empresas aéreas brasileiras.

Carreira

Ruy Pedroso começou sua vida profissional em São Paulo, durante sua adolescência, onde diariamente auxiliava na entrega de leite e carvão nas residências do bairro de Vila Mariana. Mais tarde, mudou-se com seus pais para a cidade de Santos - SP, onde veio a ingressar na agência do Royal Bank of Canada, sua única experiência bancária.

Em 1951, ingressou na VARIG, passando a trabalhar na agência que a companhia aérea mantinha em Santos - SP. Permaneceu nesta loja de vendas da companhia até 1968, na condição de Gerente. No mesmo ano, transferiu-se com sua família para a cidade de Curitiba - PR, para ocupar o posto de gerente da agência Varig local. Em julho de 1973, aceitou o cargo de Representante Geral da Varig em Santiago do Chile, sua primeira e única experiência internacional, vindo a permanecer naquele país durante quase dois anos, retornando para o Brasil em meados de 1974. Nesta época, assumiu o cargo de gerente geral para a região norte, na cidade de Belém - PA e em seguida, na cidade de Manaus - AM, sua última posição na Varig, vindo a sair da empresa em 1976. Em 1978, foi convidado pelo amigo e então Presidente da Transbrasil, Omar Fontana, a ingressar na companhia aérea, sendo na ocasião uma das três maiores do país. Contribuiu intensamente para o crescimento da empresa, atuando de início como gerente em Curitiba - PR e depois como gerente regional em Brasília - DF. Em 1984, assume o cargo de Superintendente de Cargas em São Paulo - SP, encerrando sua carreira na aviação comercial quatro anos depois, como Diretor Nacional de Vendas da Transbrasil.

Como profissional apaixonado pela aviação comercial, contribuiu grandemente para a consolidação das duas das maiores companhias aéreas da época, vindo a receber da Força Aérea Brasileira, a Medalha Santos-Dumont em 1981 e a Medalha do Pacificador, oferecido pelo Exército Brasileiro, além do título de Comendador, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a aviação comercial brasileira.

Ruy Pedroso transformou a agência da Varig em Santiago do Chile em uma forte representação da companhia e do Brasil, consolidando a rota aérea São Paulo - Santiago e Rio - Santiago.

Era membro ativo do Rotary International Club do Brasil, Skal Internacional e também membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG/PR.

Veio a falecer vítima de pneumonia e complicações do diabetes, aos 76 anos, na cidade de São Sebastião do Paraíso - MG.

Casado com Dona Maria de Lourdes Campos Pedroso, deixou duas filhas, Maria Teresa e Maria Júlia, e também quatro netos.