José Hildebrando Dacanal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Plasticinax (discussão | contribs)
m Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
Linha 4: Linha 4:
É formado em [[Letras]] Clássicas e Vernáculas e em [[Economia|Ciências Econômicas]] pela [[Universidade Federal do Rio Grande do Sul]].
É formado em [[Letras]] Clássicas e Vernáculas e em [[Economia|Ciências Econômicas]] pela [[Universidade Federal do Rio Grande do Sul]].


Produziu centenas de artigos e ensaios e publicou cerca de três dezenas de obras sobre [[linguagem]], [[literatura]], [[história]], [[política]] e [[economia]]. Entre elas destacam-se: ''Nova narrativa épica no Brasil'' ([[1973]]) e ''O romance de 30'' ([[1982]]), obras de [[crítica literária]], ''A nova classe - o governo do PT no Rio Grande do Sul'' ([[1999]]) e ''Marx engajou Jesus... e Lula enganou os dois'' ([[2006]]), ensaios de [[sociologia]] e história sobre o Brasil recente, ''Eu encontrei Jesus — viagem às origens do Ocidente'' ([[2004]]), ensaio histórico sobre [[Jesus de Nazaré]] e o [[Cristianismo primitivo]], ''Riobaldo e eu ''([[2009]]), sua tese de doutorado sobre [[Grande Sertão: Veredas]], e ''Para ler o Ocidente'' ([[2013]]), estudo em que elenca e analisa as principais obras da [[Hélade]], de [[Israel]] e de [[Roma]].
Produziu centenas de artigos e ensaios e publicou cerca de três dezenas de obras sobre [[linguagem]], [[literatura]], [[história]], [[política]] e [[economia]]. Entre elas destacam-se: ''Nova narrativa épica no Brasil'' ([[1973]]) e ''O romance de 30'' ([[1982]]), obras de [[crítica literária]]; ''A nova classe - o governo do PT no Rio Grande do Sul'' ([[1999]]) e ''Marx engajou Jesus... e Lula enganou os dois'' ([[2006]]), ensaios de [[sociologia]] e história sobre o Brasil recente; ''Eu encontrei Jesus — viagem às origens do Ocidente'' ([[2004]]), ensaio histórico sobre [[Jesus de Nazaré]] e o [[Cristianismo primitivo]]; ''Riobaldo e eu ''([[2009]]), sua tese de doutorado sobre [[Grande Sertão: Veredas]]; e ''Para ler o Ocidente'' ([[2013]]), estudo em que elenca e analisa as principais obras literárias, históricas e filosóficas da [[Hélade]], de [[Israel]] e de [[Roma]].


[[Categoria:Escritores do Brasil]]
[[Categoria:Escritores do Brasil]]

Revisão das 18h27min de 6 de janeiro de 2015

José Hildebrando Dacanal (Catuípe, 14 de Março de 1943) é um jornalista, professor e ensaísta brasileiro.

É formado em Letras Clássicas e Vernáculas e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Produziu centenas de artigos e ensaios e publicou cerca de três dezenas de obras sobre linguagem, literatura, história, política e economia. Entre elas destacam-se: Nova narrativa épica no Brasil (1973) e O romance de 30 (1982), obras de crítica literária; A nova classe - o governo do PT no Rio Grande do Sul (1999) e Marx engajou Jesus... e Lula enganou os dois (2006), ensaios de sociologia e história sobre o Brasil recente; Eu encontrei Jesus — viagem às origens do Ocidente (2004), ensaio histórico sobre Jesus de Nazaré e o Cristianismo primitivo; Riobaldo e eu (2009), sua tese de doutorado sobre Grande Sertão: Veredas; e Para ler o Ocidente (2013), estudo em que elenca e analisa as principais obras literárias, históricas e filosóficas da Hélade, de Israel e de Roma.