Parque Getúlio Vargas (Canoas): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=outubro de 2013}}
{{Sem-fontes|data=outubro de 2013}}
O '''Parque Capão do Corvo''' é uma área de preservação da [[natureza]], e nessa área também se encontra o [[mini zoológico]] de [[Canoas]]. O parque, inaugurado no dia [[13 de dezembro]] de [[1980]], serve para a população fazer uma caminhada ambiental em uma das poucas áreas aonde a natureza foi poupada da ação do homem na cidade.Infelizmente esta área esta sendo paulatinamente vendida à exploração imobiliária,ficando mais reduzida ainda.O Mini-zoo que tinha na área,em virtude disto foi retirado.
O Parque Municipal Getúlio Vargas (PMGV), mais conhecido pelos canoenses como '''Parque Capão do Corvo''' é uma área de preservação da [[natureza]], e nessa área também se encontra o [[mini zoológico]] de [[Canoas]]. O parque, inaugurado no dia [[13 de dezembro]] de [[1980]], se constitui no principal espaço de preservação e lazer da cidade, recebendo cerca de 40 mil visitantes mensalmente. Em 2014, o Parque teve sua área ampliada de 17 para 22 hectares, uma área doada através da expansão imobiliária da região. Um estudo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente no último ano, indica que mais de 123 espécies de aves habitam ou se utilizam do local.

LAZER
O parque possui em suas áreas esportivas campo de futebol oficial, campo de futebol sete, duas quadras poliesportivas, pista de patinação, pista oficial de atletismo, pista de caminhada e ciclismo, cancha de bocha, sala de ginástica e atividade física, área de alongamento ao ar livre e academia pública ao ar livre. O local ainda possui em suas dependências uma Unidade Operacional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Além disso, ainda conta com o minizoo, churrasqueiras ao ar livre, biblioparque e estacionamento próprio. O local também faz a cedência de espaços esportivos para a comunidade. O interessado deve comparecer ao local munido de documento de identificação.
O PMGV ainda oferece atividades diferenciadas dentro do Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS): o programa proporciona no local para pessoas a partir de 15 anos, ginástica localizada, alongamento, Chi Gong, Tai Chi Chuan, caminhada orientada e ginástica para 3ª idade; e Atleta Cidadão do Futuro, programa que proporciona no local para crianças de 9 a 15 anos, as modalidades, futsal e voleibol, nas categorias masculino e feminino.

No local está o Minizoo, o <ref>Zoológico Municipal de Canoas</ref>, que existe desde 2005 e, nesse período, tornou-se referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade. O Zoo caracteriza-se pelo caráter sócio-ambiental não apenas pelo importante papel de recuperação de espécies da fauna silvestre, mas como educador de uma sociedade que ainda não aprendeu a lidar com a convivência pacífica e sustentável com a natureza. Influencia desta forma, na formação intelectual de uma sociedade mais harmoniosa com a natureza e com o próprio homem. No último ano, o zoo recebeu mais de 530 animais silvestres de vida livre provenientes de entregas espontâneas da comunidade, resgates e encaminhamento de outros municípios e empresas. Quando foi criado, o plantel era composto por cerca de 30 animais. Hoje este plantel aumentou e diversificou-se, tendo mais de 100 animais de diferentes espécies, entre aves, mamíferos e répteis. São 24 gêneros e 27 espécies diferentes.
que tinha na área,em virtude disto já foi retirado.


Encontra-se neste Parque uma das Nascentes do Arroio Araça. Essa nascente forma um lago natural que abastece mais dois pequenos lagos (onde vivem vários peixes, tartarugas, e outros animais nativos).
Encontra-se neste Parque uma das Nascentes do Arroio Araça. Essa nascente forma um lago natural que abastece mais dois pequenos lagos (onde vivem vários peixes, tartarugas, e outros animais nativos).


O Jardim do Lago era originalmente,parte do Capão do Corvo, sendo a 1ª área do Parque que foi vendida a exploração imobiliária. No entanto, em 2014, o Parque Capão do Corvo teve sua área ampliada de 17 para 22 hectares.
Já o Parque Eduardo Gomes muito confundido com o anterior é um parque situado no bairro Fátima, onde as pessoas costumam ir para correr, caminhar, jogar futebol, vôlei, basquete ou tênis, ou levar as crianças ou o cachorro para passear, além de ser o local onde canoas realiza seus grandes eventos como o carnaval, semana farroupilha, dia do trabalhador, campeonatos de skate, etc.


A área de lazer Eduardo Gomes,errôneamente chamada de parque, diga-se de passagem,fica praticamente ao lado do 5º Comando Aéreo Regional.
{{mínimo}}
O Jardim do Lago era originalmente,parte do Capão do Corvo,sendo a 1ª área do Parque que foi vendida a exploração imobiliária.
Há outras áreas de lazer e turísticas não citadas,as praias do Rio dos Sinos=as ilhas,a fazenda Guajuviras e descartem as taças por que isto não é ponto turístico.A igreja Matriz de S.Luiz Gonzaga,a igreja ortodoxa no bairro Niterói,as áreas rurais de paisagens bucólicas nos bairros Estância Velha e Mato Grande,que são os bairros mais antigos da cidade.
[[Categoria:Canoas]]
[[Categoria:Canoas]]
[[Categoria:Atrações turísticas do Rio Grande do Sul]]
[[Categoria:Atrações turísticas do Rio Grande do Sul]]

<ref>http://www.canoas.rs.gov.br/site/home/pagina/idDep/15/id/206</ref>
<ref>https://www.facebook.com/ZoologicoMunicipalDeCanoas/info?tab=page_info</ref><ref>http://www.canoas.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/115178</ref>

Revisão das 14h11min de 13 de fevereiro de 2015

O Parque Municipal Getúlio Vargas (PMGV), mais conhecido pelos canoenses como Parque Capão do Corvo é uma área de preservação da natureza, e nessa área também se encontra o mini zoológico de Canoas. O parque, inaugurado no dia 13 de dezembro de 1980, se constitui no principal espaço de preservação e lazer da cidade, recebendo cerca de 40 mil visitantes mensalmente. Em 2014, o Parque teve sua área ampliada de 17 para 22 hectares, uma área doada através da expansão imobiliária da região. Um estudo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente no último ano, indica que mais de 123 espécies de aves habitam ou se utilizam do local.

LAZER O parque possui em suas áreas esportivas campo de futebol oficial, campo de futebol sete, duas quadras poliesportivas, pista de patinação, pista oficial de atletismo, pista de caminhada e ciclismo, cancha de bocha, sala de ginástica e atividade física, área de alongamento ao ar livre e academia pública ao ar livre. O local ainda possui em suas dependências uma Unidade Operacional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além disso, ainda conta com o minizoo, churrasqueiras ao ar livre, biblioparque e estacionamento próprio. O local também faz a cedência de espaços esportivos para a comunidade. O interessado deve comparecer ao local munido de documento de identificação. O PMGV ainda oferece atividades diferenciadas dentro do Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (PLAFS): o programa proporciona no local para pessoas a partir de 15 anos, ginástica localizada, alongamento, Chi Gong, Tai Chi Chuan, caminhada orientada e ginástica para 3ª idade; e Atleta Cidadão do Futuro, programa que proporciona no local para crianças de 9 a 15 anos, as modalidades, futsal e voleibol, nas categorias masculino e feminino.

No local está o Minizoo, o [1], que existe desde 2005 e, nesse período, tornou-se referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade. O Zoo caracteriza-se pelo caráter sócio-ambiental não apenas pelo importante papel de recuperação de espécies da fauna silvestre, mas como educador de uma sociedade que ainda não aprendeu a lidar com a convivência pacífica e sustentável com a natureza. Influencia desta forma, na formação intelectual de uma sociedade mais harmoniosa com a natureza e com o próprio homem. No último ano, o zoo recebeu mais de 530 animais silvestres de vida livre provenientes de entregas espontâneas da comunidade, resgates e encaminhamento de outros municípios e empresas. Quando foi criado, o plantel era composto por cerca de 30 animais. Hoje este plantel aumentou e diversificou-se, tendo mais de 100 animais de diferentes espécies, entre aves, mamíferos e répteis. São 24 gêneros e 27 espécies diferentes.

que tinha na área,em virtude disto já foi retirado.

Encontra-se neste Parque uma das Nascentes do Arroio Araça. Essa nascente forma um lago natural que abastece mais dois pequenos lagos (onde vivem vários peixes, tartarugas, e outros animais nativos).

O Jardim do Lago era originalmente,parte do Capão do Corvo, sendo a 1ª área do Parque que foi vendida a exploração imobiliária. No entanto, em 2014, o Parque Capão do Corvo teve sua área ampliada de 17 para 22 hectares.

[2] [3][4]