Território: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 5: Linha 5:
[[Categoria:Geografia política]]
[[Categoria:Geografia política]]
[[Categoria:Geopolítica]]
[[Categoria:Geopolítica]]
Território é uma área delimitada e definida pela relação entre diferentes indivíduos ou grupos. Exemplos: países; tráfico de drogas e melícias; grupos ou tribos urbanas; nações indígenas.
'''Território''' é uma área delimitada e definida pela relação entre diferentes indivíduos ou grupos.
<br>Sua acepção pode ser tida, primordialmente, em dois aspectos distintos: no âmbito do direito administrativo o termo irá se referir à porção da superfície terrestre onde existe a validade de determinado [[contrato]] social (por exemplo: a Constituição da Republica Federativa do Brasil é vigente em todo o território nacional); por outro lado, é um termo que se refere às inúmeras interações humanas com o meio natural e que irão definir as diversas formas de expressão desta interação (por exemplo: a paisagem urbana). Sendo muito utilizado nas ciências biológicas para referir à porção da superfície terrestre onde determinada [[espécie]] ocorre (por exemplo: animais territorialistas).
<br> Seu uso em ciências humanas está muito relacionado às implicações políticas e econômicas de determinado conjunto de ações humana. Em ciências naturais é predominantemente relacionado à expressão de fenômenos que possuam distribuição espacial em termos [[Geometria|geométricos]].
<br>Exemplos: limites de países; áreas de atuação de organizações criminosas; grupos urbanos; nações indígenas; presença de espécies animais.


A expressão do controle e do comportamento em um determinado território é chamada de territorialidade.
A expressão do controle ou da influência em um determinado território é chamada de territorialidade.

Revisão das 23h33min de 26 de junho de 2015

Território é uma área delimitada e definida pela relação entre diferentes indivíduos ou grupos.
Sua acepção pode ser tida, primordialmente, em dois aspectos distintos: no âmbito do direito administrativo o termo irá se referir à porção da superfície terrestre onde existe a validade de determinado contrato social (por exemplo: a Constituição da Republica Federativa do Brasil é vigente em todo o território nacional); por outro lado, é um termo que se refere às inúmeras interações humanas com o meio natural e que irão definir as diversas formas de expressão desta interação (por exemplo: a paisagem urbana). Sendo muito utilizado nas ciências biológicas para referir à porção da superfície terrestre onde determinada espécie ocorre (por exemplo: animais territorialistas).
Seu uso em ciências humanas está muito relacionado às implicações políticas e econômicas de determinado conjunto de ações humana. Em ciências naturais é predominantemente relacionado à expressão de fenômenos que possuam distribuição espacial em termos geométricos.
Exemplos: limites de países; áreas de atuação de organizações criminosas; grupos urbanos; nações indígenas; presença de espécies animais.

A expressão do controle ou da influência em um determinado território é chamada de territorialidade.