Saltar para o conteúdo

Carlos Eduardo Morimoto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 31: Linha 31:


== Afastamento da Informática e do Guia do Hardware (Hardware.com.br) ==
== Afastamento da Informática e do Guia do Hardware (Hardware.com.br) ==
Em Outubro de 2013, após alguns usuários perguntarem o porquê o site Hardware.com.br (novo nome dado ao Guia do Hardware), ter poucas atualizações, foi revelado que Carlos E. Morimoto abandonou a Informática para se dedicar à religião [[Hare Krishna]]<ref>[http://www.hardware.com.br/noticias/2013-10/atualizacao-windows81.html]</ref>.


Em [[28 de Fevereiro]] de [[2014]], Morimoto publicou um novo texto no portal afirmando que as mudanças na Informática tornaram o trabalho no Guia do Hardware obsoleto<ref>[http://www.hardware.com.br/noticias/2014-02/fim-de-uma-era.html]</ref> e que se afastaria do mesmo. No entanto, a real razão foi sua conversão à religião Hare Krishna, que o proíbe de ter bens materiais.
Em [[28 de Fevereiro]] de [[2014]], Morimoto publicou um texto no portal afirmando que as mudanças na Informática tornaram o trabalho no Guia do Hardware obsoleto<ref>[http://www.hardware.com.br/noticias/2014-02/fim-de-uma-era.html]</ref> e que se afastaria do mesmo.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 08h58min de 11 de maio de 2016

Carlos Eduardo Morimoto
Nome completo Carlos Eduardo Morimoto da Silva
Conhecido(a) por ser fundador do Guia do Hardware, Criador da Distro Brasileira Kurumin
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Programador, Escritor e Jornalista
Prêmios Personalidade da Comunidade Livre Nacional (2004), (2005), (2006), (2007).
Principais interesses Linux, Redes e Hardware

Carlos Eduardo Morimoto é um ex-escritor de livros técnicos e programador brasileiro, criador da Distribuição Linux chamada Kurumin e fundador do site Guia do Hardware (atual Hardware.com.br), um dos maiores sites sobre o assunto (e sobre tecnologia) no Brasil e no mundo[carece de fontes?]. Morimoto é considerado um dos maiores especialistas em informática no Brasil[carece de fontes?].

Trabalho

Publicou diversos livros na área de hardware, redes, Linux e informática em geral. Entre seus livros mais conhecidos, estão o Redes e Servidores Linux, Linux - Ferramentas Técnicas, Kurumin 7 (estes atualmente disponível para leitura online) e os novos Redes, Guia Prático, Servidores Linux, Guia prático, Hardware, manual definitivo, Smartphones, Guia Pŕatico, e Linux, Guia prático.[1]

Os livros foram publicados através de sua própria editora, a GDH Press em parceria com a Sul Editores. Em adição à publicação de livros, Morimoto manteve até 2013 o Guia do Hardware.net, um forum de perguntas e informações sobre o mundo cibernético.

Durante as horas vagas, desenvolveu em conjunto com diversos colaboradores o Kurumin Linux, seu projeto mais conhecido. Morimoto manteve o desenvolvimento da distribuição até a versão 7.0r3, depois do qual o sistema foi descontinuado por falta de colaboradores[carece de fontes?].

Boa parte do seu trabalho é publicado sob licenças livres.

Vida

Morimoto começou a programar com sete anos e aos 13 já trabalhava com manutenção de micros[carece de fontes?]. Aos 17 publicou seu primeiro livro Hardware PC, lançado pela editora Book Express. Embora formado em análise de sistemas, diz se considerar um autodidata[carece de fontes?].

Em 1999 fundou o site Guia do Hardware.net[2]. Em 2001 publicou o livro Entendendo e Dominando o Linux, disponibilizado online gratuitamente[3], em 2003 iniciou o desenvolvimento do Kurumin Linux e em 2005 fundou sua própria editora de livros técnicos, a GDH Press[4].

Prêmios

Em 2004 Carlos Morimoto foi eleito a Personalidade da comunidade livre nacional pelos usuarios do br-linux, prêmio que recebeu novamente em 2005, 2006 e 2007[5].

Afastamento da Informática e do Guia do Hardware (Hardware.com.br)

Em 28 de Fevereiro de 2014, Morimoto publicou um texto no portal afirmando que as mudanças na Informática tornaram o trabalho no Guia do Hardware obsoleto[6] e que se afastaria do mesmo.

Referências

  1. Carlos Morimoto (25). «Livro 'Redes, guia prático' oficialmente concluído». Consultado em 25 de abril de 2008  Verifique data em: |data=, |ano= / |data= mismatch (ajuda)
  2. [1]
  3. [2]
  4. [3]
  5. [4]
  6. [5]

Ligações externas