Saltar para o conteúdo

YHWH: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 01h09min de 7 de março de 2004

Quem é Jeová?

ABRINDO caminho através da selva no Camboja, Henri Mouhot, explorador francês do século 19, chegou a um templo cercado por um largo fosso. O templo era o Angkor Wat, o maior monumento religioso do planeta. Mouhot logo viu que aquela estrutura coberta de musgo era obra de mãos humanas. “Construído por algum Michelângelo da antiguidade”, escreveu, “é mais grandioso do que qualquer coisa que nos foi deixada pela Grécia ou por Roma”. Mouhot não tinha dúvida de que aquela estrutura complexa, embora tivesse ficado abandonada por séculos, havia sido projetada por alguém.

Curiosamente, um livro de sabedoria escrito séculos atrás usou um raciocínio similar, ao declarar: “Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.” (Hebreus 3:4) Mas alguns talvez digam: ‘As obras da natureza são diferentes das obras do homem.’ No entanto, nem todos os cientistas concordam com essa objeção.

Depois de admitir que “os sistemas bioquímicos não são objetos inanimados”, Michael Behe, professor-adjunto de Bioquímica da Universidade de Lehigh, Pensilvânia, EUA, pergunta: “Será que alguém pode projetar sistemas bioquímicos vivos?” Ele prossegue mostrando que os cientistas hoje estão projetando mudanças básicas em organismos vivos através de métodos como a engenharia genética. Assim, tanto as coisas animadas como as inanimadas podem ser ‘construídas’! Examinando o mundo microscópico das células vivas, Behe observou sistemas incrivelmente complexos compostos de elementos interdependentes. A que conclusão ele chegou? “O resultado desses esforços cumulativos de investigar a célula — de investigar a vida a nível molecular — é um alto, claro e penetrante brado de ‘projeto’!”

Portanto, quem é o Projetista por trás de todos esses sistemas complexos?

Quem é o Projetista?

A resposta se encontra naquele livro antigo de sabedoria já citado: a Bíblia. Em suas palavras iniciais, a Bíblia responde com notável simplicidade e clareza à pergunta sobre quem projetou todas as coisas: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” — Gênesis 1:1.

Para se distinguir de outros a quem chamam de Deus, contudo, o Criador identifica a si mesmo com um nome exclusivo: “Assim disse o verdadeiro Deus, Jeová, o Criador dos céus . . . Aquele que estirou a terra e seu produto, Aquele que dá respiração ao povo sobre ela.” (Isaías 42:5, 8) Jeová é o nome do Deus que projetou o Universo e criou os homens e as mulheres na Terra. Mas quem é Jeová? Que tipo de Deus ele é? E por que você deveria escutá-lo?

O significado do nome

Antes de mais nada, o que significa Jeová, o nome do Criador? O nome divino é escrito com quatro letras hebraicas (????) e ocorre quase 7.000 vezes na parte hebraica da Bíblia. Esse nome é considerado ser a forma causativa do verbo hebraico ha·wáh (“vir a ser; tornar-se”) e por isso significa “Ele Causa que Venha a Ser”. Em outras palavras, Jeová sabiamente se torna o que quer que seja necessário para realizar seus propósitos. A fim de cumprir suas promessas, ele se torna o Criador, o Juiz, o Salvador, o Sustentador da vida, e assim por diante. Ademais, o verbo hebraico assume a forma gramatical que denota uma ação em processo de cumprimento. Isso indica que Jeová ainda se torna o cumpridor de suas promessas. Ele é, de fato, um Deus vivo!

As principais qualidades de Jeová

A Bíblia mostra que esse Criador e cumpridor de suas promessas é alguém muito cativante. O próprio Jeová revelou suas qualidades distintivas ao dizer: “Jeová, Jeová, Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade, preservando a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a transgressão, e o pecado.” (Êxodo 34:6, 7) Jeová é representado como um Deus de benevolência. A palavra hebraica usada aqui pode também ser traduzida “amor leal”. Ao realizar seu propósito eterno, Jeová lealmente continua a mostrar amor a suas criaturas. Não aprecia você tal amor?

Além disso, Jeová não se ira facilmente e está pronto a perdoar nossos erros. Sentimo-nos bem de estar na companhia de alguém que não é crítico, mas é perdoador. Porém isso não quer dizer que Jeová fecha os olhos ao erro. Ele declarou: “Eu, Jeová, amo a justiça, odiando o roubo junto com a injustiça.” (Isaías 61:8) Como o Deus da justiça, ele não tolerará para sempre pecadores deliberados que continuam no mau proceder. Assim, podemos ter certeza de que no seu devido tempo, Jeová corrigirá a injustiça no mundo ao nosso redor.

Manter o perfeito equilíbrio entre as qualidades de amor e justiça requer sabedoria. Jeová equilibra essas duas qualidades de modo maravilhoso ao lidar conosco. (Romanos 11:33-36) Naturalmente, sua sabedoria pode ser vista em toda parte. As maravilhas da natureza atestam isso. — Salmo 104:24; Provérbios 3:19.

Mas ter sabedoria não basta. Para realizar de forma completa o que ele concebe, o Criador precisa também de pleno poder. A Bíblia mostra que ele é tal Deus: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número . . . Devido à abundância de energia dinâmica, . . . não falta nem sequer uma delas.” (Isaías 40:26) De fato, Jeová tem uma “abundância de energia dinâmica” à disposição para realizar sua vontade. Será que essas qualidades não o atraem a Jeová?

Os benefícios de conhecer a Jeová

Jeová “não . . . criou [a Terra] simplesmente para nada”, mas a “formou mesmo para ser habitada”, por humanos que têm uma relação significativa com ele. (Isaías 45:18; Gênesis 1:28) Ele se preocupa com suas criaturas terrestres. Ele deu à humanidade um começo perfeito, num lar semelhante a um jardim, um paraíso. Os humanos, por sua vez, estão arruinando o planeta, o que desagrada muito a Jeová. Mas, em harmonia com o significado de seu nome, Jeová cumprirá seu propósito original para com a humanidade e a Terra. (Salmo 115:16; Revelação [Apocalipse] 11:18) Ele restaurará o Paraíso na Terra para aqueles que estão desejosos de obedecê-lo como seus filhos. — Provérbios 8:17; Mateus 5:5.

O último livro da Bíblia indica a qualidade de vida que você poderá ter naquele Paraíso: “[Ele] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” (Revelação 21:3, 4) Esta é a verdadeira vida que Jeová quer que você usufrua. Que Pai benevolente ele é! Gostaria de aprender mais sobre ele e sobre o que se exige para viver no Paraíso?

A menos que haja outra indicação, todas as citações da Bíblia são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.