Estádio Coronel Francisco de Andrade Junqueira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estádio Cel. Nhô Chico
Estádio da Bela Vista
Nomes
Nome Estádio Coronel Francisco de Andrade Junqueira
Antigos nomes Campo da Bela Vista
Características
Local Franca,  São Paulo,  Brasil
Gramado Grama natural
Construção
Data 1910
Inauguração
Data 1922 (oficial)
21 de abril de 1947 (arquibancadas)
Partida inaugural AA Francana 4x5 São Paulo FC (arquibancadas)
Proprietário AA Francana

O Estádio Coronel Francisco de Andrade Junqueira, também chamado de Estádio Cel. Nhô Chico, ou ainda, Estádio da Bela Vista, é um estádio localizado na cidade de Franca, interior paulista, e foi o primeiro estádio com arquibancadas da AA Francana.

História[editar | editar código-fonte]

Doado para Francana, no final dos anos de 1910, pelo Coronel Francisco de Andrade Junqueira, o "Nhô Chico", o terreno até hoje agrega a sede social da Veterana. O Campo da Bela Vista foi inaugurado em 1922, e a Francana sediaria ali suas partidas, até a construção do Lancha Filho, em 1969[1][2]

O estádio "Nhô Chico", como também é conhecido o Estádio da Bela Vista, teve as suas arquibancadas inauguradas em 21 de abril de 1947, em jogo amistoso comemorativo, que terminou Francana 4x5 São Paulo.

Crise e abandono[editar | editar código-fonte]

Com a inauguração do Lancha Filho, em 1969, a Francana deixou de utilizar o "Nhô Chico". Com o passar dos anos e as crises financeiras da Veterana, o estádio acabou quase abandonado.

Em 1998, a Francana cogitou a possibilidade de vender parte do terreno do estádio para prefeitura, para que essa ampliasse o cemitério municipal[3]. Em 2013, a diretoria do clube estudou a possibilidade de transformar o estádio em estacionamento, como forma de receita extra para o time[4]. Já em 2014, parte do estádio ficou ameaçada de ir a leilão, para cobrir dividas da Francana[5].

Atualmente: sede e base[editar | editar código-fonte]

Atualmente o estádio não é mais utilizado para realizar partidas de futebol profissional, pois não tem estrutura para suportar tais eventos; no entanto, ainda recebe atividades da base[6] e do próprio time profissional da Francana[4], que treina no estádio, além de ainda agregar a sede social do clube[7].

Referências