Estação de controle de solo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Interface do software Mission Planner
Interface do Mission Planner
A estação de controle de um RQ-7A.

Uma Estação de Controle em Solo (ECS), também conhecida como Estação de Solo (GCS - Ground Control Station, em inglês) é um centro de controle que provê a operadores humanos o controle de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones), ou qualquer outro tipo de veículo não tripulado.[1]

GCS Hardware[editar | editar código-fonte]

O hardware da estação de controle em solo refere-se a um conjunto completo de sistemas de hardware localizado em solo para controle do VANT. Esse sistema normalmente inclui uma interface de usuário, computador, telemetria, placa de captura de vídeo, vídeo e links de dados para o VANT.

GCS Software[editar | editar código-fonte]

A GCS software é tipicamente executada sobre um computador localizado em solo que é utilizado para o planejamento e voo da missão.[2] A GCS geralmente oferece uma tela de mapa, onde o usuário pode definir os pontos de passagem para o voo e ver o progresso da missão. Ele também serve como uma "cabine virtual", mostrando muitos dos instrumentos presentes em aeronaves tripuladas.

As principais estações de controle de solo para desktops são: Mission Planner, APM Planner, QGroundControl, LibrePilot e MAVProxy.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Ground control stations for unmanned aerial vehicles (UAVs) are becoming networking-hub cockpits on the ground for U.S. unmanned forces». Military Aerospace Electronics (em inglês). 18 de junho de 2010. Consultado em 7 de novembro de 2022 
  2. «Choosing a Ground Station — Copter documentation». ArduPilot (em inglês). Consultado em 7 de novembro de 2022