Estabelecimento Prisional do Linhó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Estabelecimento Prisional do Linhó é uma prisão localizada na freguesia de Alcabideche, no concelho de Cascais, com capacidade de 584 reclusos (em 31 de Dezembro de 2014). Tem o nível de segurança alto[1].

Começou a funcionar a 30 de Abril de 1955. O seu edifício foi projetado pelo arquiteto Raul Rodrigues Lima, responsável pela maioria das cadeias construídas durante o Estado Novo.

Instalações[editar | editar código-fonte]

O edifício tem a forma da letra H e é circundado por um muro de quatro metros de altura. Antigamente a área circundante era aproveitada para hortas e a pedreira para trabalho dos reclusos. O edifício é composto por 3 alas: A, B e C. Cada Ala tem um recreio próprio a céu aberto, onde os reclusos se podem exercitar ou realizar jogos. No interior do E. P. L. existe uma enfermaria, destinada à prestação de cuidados médicos e internamentos e onde se realizam as vistas íntimas.

Em 1997 foi inaugurado o atual pavilhão escolar e em Junho de 2003 o pavilhão de segurança, destinado a acolher os reclusos que estão sujeitos a um regime especial[2].

Referências

  1. http://www.dgsp.mj.pt/
  2. MATEUS, Maria Helena Ferreira - Mudanças em contexto prisional: o olhar dos guardas prisionais do Estabelecimento Prisional do Linhó [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2015. Dissertação de mestrado.
Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.