Estetoscópio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estetoscópio

Estetoscópio (do grego στηθοσκόπιο, de στήθος, stéthos - peito and σκοπή, skopé - exame), é um instrumento utilizado por diversos profissionais, como médicos, enfermeiros e veterinários, para amplificar sons corporais de humanos ou animais. É geralmente constituído de um ressonador em forma de disco e dois tubos conectados a olivas auriculares. É comumente usado para escutar sons provenientes do pulmão (ruídos adventícios), coração (bulhas cardíacas) e intestinos. Quando combinado a um esfigmomanômetro, serve para aferir a pressão sanguinea do examinado. Um estetoscópio que amplifica os sons auscutatórios é chamado de fonendoscópio

Foi desenvolvido pelo médico francês René Laennec, quando trabalhava no Hospital Necker, em Paris, em 1816.

Componentes

  • Olivas auriculares: peças em formato anatômico, que se encaixam ao canal auditivo do examinador.
  • Tubo(s) de condução: haste(s) em forma de Y que permitem a transmissão do som com pouca distorção da campânula ou diafragma aos ouvidos do examinador.
  • Campânula: Peça de contato com o corpo do examinado, com formato de campânula, mais apropriado para percepção de sons graves.
  • Diafragma: Peça de contato com o corpo do examinado, com formato de campânula, mas limitada por uma membrana, mais apropriado para percepção de sons agudos.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estetoscópio

Fontes e referências

  • BLOCH, H. The inventor of the stethoscope: Rene Laennec. Disponível em: O inventor do estetoscópio (em inglês)
  • Biografia de René Laennec (em inglês)
  • WALL, M.L.; TRUPPEL, T.C. Verificação de sinais vitais: aspectos históricos, finalidade, aparelhagem, tipos e componentes IN: NASCIMENTO, S.R.do. Sinais vitais: subsídios para a pratica em saude. Goiânia: AB,2004. pp.13-14.
Ícone de esboço Este artigo sobre Semiologia (médica) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.