Estilete (arma)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Stiletto

Estilete é uma arma branca, com ou sem cabo ou empunhadura, em forma de pino altamente perfurante, também chamado de espeto, em forma de agulha.

Caracterizando-se, segundo o armiário J. D. Tompson, por apresentarem-se como um prumo em forma de agulha por vezes chata, e retilínea. Podendo o cabo ou empunhadura se confundir na própria extensão, seja esse de madeira, metal ou outro material. O tamanho do estilete a ser usado dependerá da destreza no manuseio da arma.

O estilete, o que tudo indica pelas pesquisas históricas, é originário da Península Ibérica, mais precisamente da Espanha, produzido pelos armiários árabes da Andaluzia, para ser utilizado nas touradas, combates em arenas introduzidos pelos árabes e tradicionalmente desenvolvidos pelos toureiros; as chamadas lutas de touros.

Sendo trazido da Europa essa arma de combate em arenas de touros é utilizado pelos gaúchos, nas estâncias dos pampas ( nome que se da à extensão de terras que cobrem a bacia do rio da Prata). O gaúcho usa o estilete como usaram seus antepassados europeus e também para preparar o churrasco, pois o churrasco muitas vezes são levados à brasa e à mesa espetados no estilete.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.