Família Atari de 8-bits

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Um Atari 800XL, uma das máquinas mais populares da série.

A Atari produziu uma série de computadores domésticos de 8 bits baseados no microprocessador 6502 da MOS Technology, a partir de 1979. Ao longo da década seguinte, várias versões do mesmo projeto básico foram desenvolvidas. Estas incluíam o Atari 400 e 800 originais, e seus sucessores, as séries de computadores XL e XE. Todavia, os modelos permaneceram grandemente idênticos internamente. Eles foram os primeiros computadores domésticos projetados com coprocessadores customizados. A IBM chegou mesmo a considerar o licenciamento do Atari para seu computador pessoal, mas decidiu-se por construir um. Todavia, falhas de projeto, problemas internos da empresa e mudanças rápidas no mercado contribuíram para o fim dos computadores de 8 bits da Atari.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.