Família Van Hoensbroeck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Van Hoensbroeck
Brasão de armas original dos Van Hoensbroeck.
País: Holanda e Alemanha
Títulos: Senhor, Conde e Marquês
Fundador: Nikolaus Van Hoen, senhor de Hoensbroek
Ano de fundação: Século XIV
Etnia: Germano-Holandesa

A família dos Van Hoensbroeck (em alemão: Hoensbroech) foi uma família aristocrática germano-holandesa, que tem suas origens históricas firmadas na cidade de Hoensbroek, nos arredores de Limburgo. Nikolaus Van Hoen é o primeiro ancestral documentado da família, tendo nascido em meados do século XIV. Ele morreu em 1371 na Batalha de Baesweiler. Seus três filhos (Dirk, Arnold e Nikolaus) continuaram a saga familiar.

Por séculos, a família ocupou o castelo de Hoensbroek, o qual pode ser visitado hoje. Nessa região, a família desempenhou um importante papel social e religioso.

Heerlen-Kasteel Hoensbroek-1.JPG

Na Holanda, ainda há um ramo familiar vivo. Na Alemanha idem, ramo o qual atende por Von Und Zu Hoensbroech, condes e marqueses.

Membros de destaque[editar | editar código-fonte]

  • Margaretha Geertruida van Hoensbroeck (1711-1790), amante de um Príncipe de Guise, mãe de Albine d'Helene, amante do imperador Napoleão I da França.
  • Rudolf Hendrik van Hoensbroeck (1802-1874), embaixador do Reino da Holanda no Império do Brasil.