Festa dos Caminhoneiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Festa dos Caminhoneiros Foi idealizada pelo saudoso Antônio Francisco da Cunha, popularmente conhecido por Rolopeu, A festa é uma das mais tradicionais do estado de Sergipe. É realizada na cidade de Itabaiana, conhecida como a Capital Brasileira dos Caminhões. A cidade é a que mais possui caminhões proporcionalmente no país. Há cerca de quatro mil caminhões para aproximadamente cem mil habitantes, ou seja, se cada caminhão levasse 25 pessoas, toda a cidade caberia em seus caminhões.

História[editar | editar código-fonte]

Esta festa é realizada desde o ano de 1966, tendo portanto 47 anos de tradição no cenário nacional. É considerado o maior evento de caminhões do Brasil. Recebe todos os anos caminhoneiros e turistas de todo país, que vão a cidade conferir uma vasta programação festiva, enfatizando a cultura do município. Acontece em um dos dias de festa que abrangem a Trezena de Santo Antônio, padroeiro da cidade. No dia 12 de Junho de cada ano os "heróis da estrada" são homenageados com grandes shows, brincadeiras, sorteios de prêmios, reunindo assim, a maior concentração de caminhoneiros do Estado. Esta festa já faz parte do calendário nacional também por apresentar a famosa Feira do Caminhão que reúne empresas ligadas ao setor numa grande exposição.

Há eventos como a escolha da Rainha dos Caminhoneiros, o Torneio de futebol entre os caminhoneiros, realizado no Estádio Presidente Médici e a carreata de caminhões, que começa ainda de madrugada assim a festa transcorre durante todo o dia, além de vários shows musicais com artistas consagrados nacionalmente.

ITABAIANA-SE CAPITAL BRASILEIRA DO CAMINHÃO[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]