Flinders Street Station

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flinders Street Station
Flinders Street Station
Fachada da Flinders St.
Uso atual Estação ferroviária
Administração Metro Trains Melbourne
Linha Todas do sistema
Código FSS
Informações históricas
Inauguração 1910
Localização
Coordenadas 37° 49′ 05,8″ S, 144° 58′ 00,52″ L
Localização Flinders St com Swanston St, Melbourne, VIC

A Flinders Street Station é uma estação ferroviária da cidade de Melbourne, Austrália. Foi inspirada pela Chhatrapati Shivaji Terminus, de Mumbai.

Foi batizada de acordo com sua localização, no encontro das ruas Flinders e Swanston. Em dias úteis, a estação chega a registrar movimento de 110.000 passageiros e 1500 trens.

O local gerou até uma Expressão idiomática australiana: "I'll meet you under the clocks" (Eu o encontrarei sob os relógios). Tal expressão faz referência aos relógios que se encontram sobre a entrada principal da estação. Já foi eleita a estação mais movimentada do mundo.

História

A primeira estação ferroviária a ocupar o local, foi a Melbourne Terminus, inaugurada em Setembro de 1854. A Melbourne Terminus foi o primeiro terminal da Austrália, contava com uma plataforma de cerca de 30 m de comprimento. Outra plataforma foi adicionada em 1877, juntamente com viadutos para promover o acesso de pedestres. Contudo, a necessidade de um novo prédio para abrigar a estação resultou numa verdadeira corrida de projetos.

Em 1882, o governo local optou por erguer uma nova estação e uma competição de projetos foi lançada oficialmente. A competição só foi realizada em 1899, sendo que apenas 17 projetos foram considerados para uma final.

O primeiro prêmio (500 libras) foi para a Fawcett and Ashworth, que apresentou um projeto no estilo renascentista com uma torre de relógio e uma cúpula sobre o telhado.

Construção

As obras tiveram início em 1900, com a transposição das linhas férreas, enquanto o design final ainda era preparado. As passagens de pedestres ficaram concluídas 1 ano depois do início das obras e as fundações do prédio, 3 anos depois.

Em 1907, a estação recebeu 11 fundações para abrigar, futuramente, outras obras nas plataformas (a estrutura necessitava de fundações resistentes).

A obra foi assumida pela Victorian Railways em 1910, mas não pôde superar todas as expectativas. Apesar de ser subestimada, a Victorian Railways concluiu com êxito o íltimo andar, onde inseriu uma livraria e uma sala de leitura, mais tarde usada como salão.

Vista de uma das entradas da estação

.

Ícone de esboço Este artigo sobre transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.