George Frederick Kunz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
George Frederick Kunz
George Frederick Kunz
Nascimento 29 de setembro de 1856
Nova Iorque
Morte 29 de junho de 1932 (75 anos)
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação mineralogista, pesquisador
Prêmios
  • Fellow of the AAAS
Empregador(a) Tiffany & Co., Serviço Geológico dos Estados Unidos
Assinatura
Um típico machado ritual olmeca com o motivo do jaguar-homem olmeca. Este artefacto é conhecido como o machado de Kunz, descrito pela primeira vez por George Kunz em 1890.

George Frederick Kunz (Nova Iorque, 29 de Setembro de 185629 de Junho de 1932) foi um mineralogista dos Estados Unidos da América.

Kunz interessou-se por minerais desde tenra idade. Ao atingir a adolescência, havia reunido já uma colecção com mais de 4 mil itens, que vendeu por quatrocentos dólares à Universidade do Minnesota. Frequentou a Cooper Union mas não chegou a terminar os estudos e tão pouco frequentou a universidade. Ainda assim, como autodidacta, estudou mineralogia a partir de livros e pesquisas de campo. Tal aprendizagem possibilitou-lhe a obtenção de um trabalho na Tiffany & Co., e o seu conhecimento e entusiasmo conduziram-no à vice-presidência da empresa com apenas 23 anos de idade.

Ganhou notoriedade ao identificar uma nova variedade do mineral espodúmena que foi batizada kunzite em sua honra.

Chefiou as exposições mineiras e mineralógicas estadunidenses nas exposições internacionais de Paris (1889), Chicago (1893), Altlanta (1895), Paris (1900) e Saint Louis (1904).

Foi membro de várias organizações científicas, naturalistas e culturais, como Mineralogical Society of America, American Association for the Advancement of Science, New York Academy of Sciences (da qual chegou a ser vice-presidente), New York Mineralogical Club, American Scenic and Preservation Society (de que foi presidente), American Chemical Society, American Institute of Mining, Metallurgical, and Petroleum Engineers (de que foi vice-presidente), entre outras.

Foi fundador e presidente dos Museums of Peaceful Arts em 1913, agente especial do U.S. Geological Survey (1883-1909), curador de investigação no American Museum of Natural History em Nova Iorque e o principal defensor da adopção do quilate internacional como unidade de medida de gemas preciosas.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Casou-se com Sophia Hanforth em 1879, mas esta morreu em 1912. Em 1923 casou-se com Opal Logan Giberson, mas passado pouco tempo anulou o casamento. Ainda assim, Opal continuou a manter a casa de Kunz até à sua morte, em 29 de Junho de 1932.

Referências[editar | editar código-fonte]

Artigo biográfico sobre George Frederick Kunz, American Mineralogist 18 (1933), 91-94.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]