Giovanni Leonardo Di Bonna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Giovanni Leonardo di Bona (Cutro - ~1552-1597) foi um famoso enxadrista italiano do Século XVII. Ele tinha apenas uma dez anos quando enfrentou Ruy López de Segura em Roma mas, apesar da pouca idade, já demonstrava grande talento para o xadrez. Mudou-se para Nápoles onde treinou por dois anos, ajudado por um tio, e se tornou forte o suficiente para desafiar outro campeão italiano, Paolo Boi (também conhecido como "il siracusano").

Mesmo não existindo documentos que evidenciem precisamente como foi a partida, é sabido que apesar de ter jogado muito bem, o jovem "puttino" foi derrotado. Em 1574 ele começou a viajar pela europa, passando por cidades como Genova e Madrid. Durante esta viagem, ele encontrou o velho conhecido Ruy Lopez. A partida de revanche ocorreu em 1575, sendo Leonardo derrotado novamente. Leonardo tinha um estilo posicional de jogo lento e sempre preferia estratégias sólidas.

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]