Grande Muralha CfA2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Grande Muralha inclui os superaglomerados de Hércules, Cabeleira e Leão, nessa representação do universo num raio de 500 milhões de anos-luz.

A Grande Muralha (também denominada Muralha da Cabeleira ou Muralha de Coma), por vezes referida especificamente como Grande Muralha CfA2, é uma das maiores super-estruturas do Universo (as maiores sendo a Grande Muralha Sloan e o Complexo de superaglomerados Peixes-Baleia). Trata-se de um filamento galáctico situado a 200 milhões de anos-luz da Terra cujas dimensões superam 500 milhões de anos-luz de comprimento, 300 milhões de anos-luz de largura e 15 milhões de anos-luz de espessura, e inclui o superaglomerado de Hércules, o superaglomerado da Cabeleira e o aglomerado de Leão.[1]

A Grande Muralha foi descoberta em 1989 por Margaret Geller e John Huchra, baseando-se em dados de um levantamento em desvio para o vermelho do CfA Redshift Survey.[2]

Ainda não se sabe até onde essa muralha se estende, devido à localização da Terra no plano galáctico da Via Láctea. O gás e poeira da Via Láctea (que forma uma região conhecida como a Zona de Evitamento) obscurece a visão do céu pelos astrônomos, o que impossibilitou que determinassem se a muralha termina ou tem continuidade além dos limites em que podem observá-la.

De acordo com o modelo padrão para a evolução do universo, tais estruturas como a Grande Muralha se agrupam lado a lado e seguem redes de cordas de matéria escura.[3] Acredita-se que essa matéria escura determina a estrutura do universo em grande escala. A matéria escura atrai matéria bariônica, e é essa matéria "convencional" que os astrônomos observam formando muralhas longas e tênues de superaglomerados de galáxias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Heintzmann, H. (21/07/2006). THE GREAT WALL. Visitado em 31 de janeiro de 2012.
  2. GELLER, MARGARET J.; JOHN P. HUCHRA. (17/11/1989). "Mapping the Universe". Science 246 (4932): 897–903. DOI:10.1126/science.246.4932.897. Bibcode1989Sci...246..897G.
  3. Riordan, Michael; David N. Schramm. Shadows of Creation: Dark Matter and the Structure of the Universe. [S.l.]: W H Freeman & Co (Sd), março de 1991. ISBN 0716721570.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma galáxia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.