Guanabara Rugby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guanabara Rugby
Nome Guanabara Rugby Football Clube
Apelido(s) Guanabara Rugby
Fundado 2005
Confederação CBRu, FFR
Região Rio de Janeiro, RJ, Brasil
CEO BrasilIvan Franklin
Técnico BrasilClayton Vaneli
Capitão BrasilDiogo Souza
Liga Rio de JaneiroFluminense
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva 
Site oficial
www.guanabararugby.com.br

O Guanabara Rugby F. C. é um clube de Rugby Union localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Fundado em 5 de junho de 2005. É um clube associado à Confederação Brasileira de Rugby.

História[editar | editar código-fonte]

Antigo Guanabara[editar | editar código-fonte]

O Guanabara Rugby Football Clube, havia sido formado no final da década 70, por franceses que atuavam nas obras do metrô na cidade do Rio de Janeiro, o clube atuava com as cores da frança revolucionária, e participou ativamente do Campeonato Brasileiro de Rugby nos anos 80, infelizmente no final da década de 80 e no começo dos anos 90 o rugby no brasil esteve em um declínio muito forte e o time acabou fechando suas portas.

Guanabara Atual[editar | editar código-fonte]

Idealizado por seus fundadores como um meio de promover o progresso e o desenvolvimento do rugby na cidade do Rio de Janeiro, o Guanabara Rugby Football Clube nasceu com a determinação de atuar fundamentalmente como uma equipe disputante de jogos no formato tradicional do esporte o Rugby Union. Marcelo Wallace Paiva conheceu o esporte através da Copa do Mundo de Rugby de 1995.

Devido a este interesse, desde o ano 2000 colaborava com um site dedicado à modalidade, e oferecia suas idéias sobre meios e maneiras de fazer o rugby crescer como esporte no Brasil. Inicialmente apoiado por sua esposa, Melissa Paiva, foi buscar parceiros, assim conheceu Thiago Câmara, que já havia treinado em alguns clubes no Brasil, e que também se interessou com a proposta de criar um clube no Rio de Janeiro.

Então no dia fundado em 5 de junho de 2005 na cidade do Rio de Janeiro, nascia o Guanabara Rugby Football Clube. Mais tarde juntaram ao trio fundador Dennis Sieber e Rafael Gusman que se comprometeram com o idealismo em desenvolver a modalidade no seu formato tradicional.

Tendo conhecimento da existência de um time de rugby com o mesmo nome no passado, Marcelo Paiva entrou em contato com os antigos membros do clube, para verificar se haveria algum problema com a utilização do nome. Felizmente, entrando em contato com o Sr. Claudio Beff e Hélio, desconsideraram qualquer problema a respeito da liberação do nome, e no final incentivaram em favor da empreitada, tornando a união maior ainda dos antigos jogadores de rugby ao mais novo clube.

Titulos[editar | editar código-fonte]

Categoria Masculino Adulto
  • Rio de Janeiro Campeonato Fluminense de Rugby Campeão 4 vezes (1980*, 2014,2016 e 2017)
  • Rio de Janeiro Copa Rio Campeão 1 vez (2011)

  • Brasil Campeonato Brasileiro de Rugby vice-campeão 1 vez (1979*)
  • Rio de Janeiro Campeonato Fluminense de Rugby vice-campeão 4 vezes (1986*,2012, 2015 e 2018)
  • Rio de Janeiro Campeonato Fluminense de Rugby Série B vice-campeão 1 vez (2008)
  • Rio de Janeiro Copa Rio vice-campeão 1 vez (2009)
  • Rio de Janeiro Campeonato Fluminense de Rugby 3º lugar (2010)

*(antigo Guanabara Rugby)

Categoria Masculino Juvenil

  • Rio de Janeiro Circuito Fluminense Rugby Sevens Campeão M17 (2014)

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Após algumas discussões sobre o nome da equipe, foi definido que o mais correto seria optar por algo diretamente ligado ao município do Rio de Janeiro, caracterizando uma das marcas tradicionais do rugby ao redor do mundo: o vínculo comunitário. Desta forma, a referência à Guanabara (tanto ao extinto estado quanto à baía do mesmo nome) foi escolhida, sendo o passo seguinte a definição das cores.

Estas foram retiradas de uma interpretação dos símbolos presentes no brasão do município, em aspectos históricos de maior relevância espiritual e no pavilhão da cidade.

Assim, o ouro é uma referência ao globo armilar, marca da saga lusitana dos descobrimentos, símbolo incontestável de bravura e inteligência, algo vital para o espírito de uma boa equipe de rugby. O carmesim é uma homenagem ao santo mártir e padroeiro da cidade: São Sebastião, sendo a cor uma alusão ao sangue derramado em sacrifício. Entenderam os fundadores, que é o espírito de doação e renúncia, aspectos fundamentais no forjar do caráter de um adepto do rugby, para além das partidas, como um compromisso moral, para com seus confrades de clube, para com sua família e comunidade.

O clube[editar | editar código-fonte]

Os treinos das categorias principais (Masculino, Feminino e Juvenil) ocorrem nos seguintes horários e locais:

TERÇAS E QUINTAS:

> 21h as 23h, Campo Society nº1 ou 2 do Aterro do Flamengo. (Em frente ao Metro CATETE).

SÁBADOS:

> 14h as 18h, Campo de grama da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ/Praia Vermelha. (Entre o antigo Canecão e o Instituto Pinel)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]