Hôtel particulier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
O Hôtel Biron, um belo exemplo de hôtel particulier situado em Paris.

Hôtel particulier é um termo utilizado, na França, para definir um tipo de palácios urbanos.

Estes edifícios, construídos para a nobreza e, muito posteriormente, para a alta burguesia, consistem num edifício implantado no seio de uma cidade, caracterizados pelo elevado luxo e pelas grandes dimensões, em princípio erguido em vários andares. Foram concebidos para acolher uma única família, assim como a sua criadagem doméstica.

Ao contrário das maisons de ville (casas de cidade) vulgares, que se caraterizam por dividir uma parede com as construções vizinhas e por estarem em contacto directo com a via pública, os hôtels particuliers são, por princípio, construídos de forma independente e, particularmente no século XVIII, entre cour et jardin, o mesmo é dizer, segundo a expressão consagrada, entre um pátio de honra (cour d'honneur) à frente, e um jardim atrás.

Ícone de esboço Este artigo sobre França é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.