Haagse Bos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Haagse Bos

Parque / bairro em Haia

Uma vista do parque Haagse Bos
Uma vista do parque Haagse Bos
Uma vista do parque Haagse Bos
Localização
Localização de Haagse Bos em Haia
Localização de Haagse Bos em Haia
Localização de Haagse Bos em Haia
Coordenadas 52° 05' 25" N 4° 20' E
País  Países Baixos
Província Holanda do Sul
Distrito Haagse Hout
Município Haia

Haagse Bos (pronúncia holandesa: [ɦaːxsə ˈbɔs], literalmente "Floresta de Haia") é um bairro retangular e uma floresta no distrito de Haagse Hout em Haia, Holanda, estendendo-se do antigo centro da cidade no sudoeste até a fronteira de Wassenaar no nordeste. É também uma das florestas remanescentes mais antigas do país. Durante a Segunda Guerra Mundial, o parque foi usado pelos alemães para o lançamento de foguetes V-1 e V-2.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o Haagse Bos era uma seção de uma floresta maior que se estendia de 's-Gravenzande a Alkmaar. Isso foi chamado simplesmente de Die Hout (The Woods). O título acabou dando lugar ao nome Houtland (que significa literalmente "terras florestais") e mais tarde tornou-se Holanda. Desta floresta original, apenas o Haagse Bos permanece. Durante os reinados de Guilherme II e Florêncio V, a floresta foi consideravelmente reduzida para dar espaço e fornecer madeira para a crescente fortaleza próxima, o Binnenhof, e a vila vizinha de Haia. No entanto, mesmo na Idade Média, havia regras estritas para proteger o Haagse Bos de ser completamente derrubado, já que a floresta era uma área de caça popular dos condes holandeses.

Durante o início da Guerra dos Oitenta Anos, o Haagse Bos foi mais uma vez reduzido rapidamente para dar lugar a mais residentes de Haia. Em 1571, um sexto das florestas de carvalho foi cortado para construir defesas contra o Exército Espanhol.[1] O chamado "Ato de Redenção", assinado em 1576 por Guilherme, o Silencioso, declarava que não seria permitido mais corte ou venda da floresta. Esta lei permanece até hoje.[2] Durante a ocupação francesa no início do século XIX, a floresta estava prestes a ser derrubada, mas devido a sabotadores e atrasos nas obras, o plano nunca foi implementado. Após a ocupação francesa foram feitas as lagoas na floresta.

Na Segunda Guerra Mundial, a floresta foi usada pelo exército alemão como local de lançamento de seus foguetes V-1 e V-2. Uma tentativa dos Aliados de destruir esta instalação levou ao bombardeio acidental no distrito adjacente de Bezuidenhout.[3][4] Desde 1899, a Administração Florestal Nacional da Holanda (o "Staatsbosbeheer") possui e administra o parque. Apesar de seu status protegido, duas rodovias principais cortam a floresta: a A12 e a Laan van Nieuw Oost Indië.

Referências

  1. Wedia. «Interesting facts about The Hague Forest». IamExpat (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2021 
  2. (em neerlandês) De Acte van Redemptie in jaartallen (tr. "The Act of Redemption in years ") Arquivado em 2016-03-04 no Wayback Machine. Denhaag.nl. 16 December 2010 (last updated 5 January 2011). Retrieved 22 August 2013.
  3. Collier, Basil (1976) [1964]. The Battle of the V-Weapons, 1944-1945. Yorkshire: The Emfield Press. p. 133. ISBN 0-7057-0070-4 
  4. Garliński, Józef (1978). Hitler's Last Weapons: The Underground War against the V1 and V2. Nova York: Times Books. p. 184 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Haagse Bos
Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.