Heisman Trophy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Heisman Trophy
Troféu Heisman
Esporte Futebol americano
Fundado 9 de dezembro de 1935
Local Downtown Athletic Club, New York City
Países  Estados Unidos
Atual vencedor Jameis Winston
Site oficial www.heisman.com

O Troféu Heisman (em inglês: Heisman Memorial Trophy Award, também conhecido como Heisman Trophy ou the Heisman), nomeado em homenagem ao ex-jogador da Brown University e treinador John Heisman, é um prêmio anual dado pela Heisman Trophy Trust para o melhor jogador da temporada do futebol americano universitário. Enquanto o Heisman não é o único prêmio dado ao melhor jogador do college footballWalter Camp Award e o Maxwell Award também é dado ao melhor jogador do futebol americano universitário — é considerado o mais prestigiado e com maior atenção da mídia. O prêmio é dado em dezembro antes da série de Bowls começar. Apenas um jogador ganhou o prêmio Heisman duas vezes, Archie Griffin da Ohio State Buckeyes em 1974 e 1975. Tim Tebow do Florida Gators, Sam Bradford do Oklahoma Sooners, Mark Ingram, Jr. da Alabama Crimson Tide e Cameron Newton do Auburn Tigers venceram os prêmios em seu segundo ano. Segundo-anistas ganharam os quatro últimos prêmios.

O vencedor do Heisman Trophy não garante um futuro bem sucedido na NFL. Apenas oito vencedores do Heisman foram para o Pro Football Hall of Fame,[1] mas também quatro jogadores foram nomeados Most Valuable Player (Melhor Jogador) de um Super Bowl. Alguns jogadores também foram jogar outros esportes como Bo Jackson no beisebol e Charlie Ward no basquete.

O troféu foi desenhado pelo escultor Frank Eliscu, com a imagem de Ed Smith, um jogador de 1934 para o antigo time da New York University.[2] O troféu é feito quase inteiramente de bronze, tem 34,3 cm de altura e pesa 11,3 kg.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Heisman Trophy winners in the HOF profootballhof.com. Visitado em 19 de fevereiro de 2008.
  2. a b John D. Lukacs (7 de dezembro de 2007). From the legendary to the little-known, Heisman history is never dull ESPN. Visitado em 19 de fevereiro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]