Hematócrito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Sangue centrifugado com camada de plasma acima, camada de leucócitos central e camada de hemácias abaixo

Hematócrito (ou Ht ou Htc) é a percentagem de volume ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue.

Os valores médios são diferentes segundo o sexo e idade, e variam entre 0,42-0,52 (42%-52%) nos homens e 0,36-0,48 (36%-48%) nas mulheres. Caso o valor seja inferior à média significa que existe pouca quantidade de glóbulos vermelhos e se for superior existe uma maior quantidade de glóbulos vermelhos para o volume de sangue. Esta é uma medida cada vez mais importante para efeitos clínicos.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

Atualmente o hematócrito é obtido por aparelhos automatizados. A metodologia automatizada não mede diretamente o hematócrito mas mede o volume da hemácia (eritrócito) ou tamanho médio da hemácia (VCM) e quantifica o número de hemácias no sangue. O hematócrito é obtido então pelo cálculo:

  • Ht=VCM x número de hemácias/10

Antigamente era usado o método do microhematócrito onde se obtinha a porcentagem de hemácias pela centrifugação a 10.000 r.p.m. por 5 minutos do sangue dentro de um tubo capilar.

Aumento do Hematócrito[editar | editar código-fonte]

  • Policitemia: ocorre a hiperplasia eritróide, aumento da produção de hemácias.
  • DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)

Diminuição do Hematócrito[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.