Henrique José da Silva (pintor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Henrique Silva)
Henrique José da Silva
Nascimento 1772
Lisboa, Portugal
Morte 31 de outubro de 1834 (62 anos)
Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade portuguesa
Ocupação desenhista
pintor
Dom Pedro I por Henrique José da Silva

Henrique José da Silva (Lisboa, 1772Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1834) foi um pintor português, primeiro diretor da Academia Imperial de Belas Artes do Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com relação à contratação de Henrique José da Silva como primeiro diretor da Academia Imperial de Belas Artes do Brasil, segundo narra a autora Lilia Moritz Schwarcz no livro O Sol do Brasil, página 240, segue-se: "Aqui começam as intrigas portuguesas contra os acadêmicos franceses, inevitável consequência da introdução inconveniente de dois portugueses no corpo acadêmico composto essencialmente de franceses. Estamos evidentemente diante de uma luta pelo poder na Escola, mas é interessante notar como, enquanto os portugueses se consideram os "naturais" professores da futura instituição, já os franceses se sentiam como os donos da Ilustração e da única civilização possível.".

O estabelecimento nem ao menos existia, mas já era objeto de uma disputa das mais acaloradas. E foi neste clima de disputa diante do poder da Escola que iniciou a administração do pintor português Henrique José da Silva.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.