Hercília Block

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hercilia Block (São Paulo, 14 de novembro de 1924 - 2 de agosto de 2002) foi uma cantora lírica brasileira.[1] Foi também professora de canto e dicção.

Apresentou-se na Rádio Gazeta inicialmente, para depois ser contratada por várias emissoras de televisão, dentre elas a TV Tupi onde Hercília se apresentou como contratada por mais de 10 anos.

Atuou no Teatro Municipal de São Paulo cantando e interpretando a ópera de Puccini "Madame Butterfly", tendo sido considerada uma de suas maiores intérpretes.[1] Paralelamente, Hercília Block criou o "Projeto Calidoscópio - Cantando a poesia através dos tempos", projeto que reunia vários cantores e interpretes que realizavam apresentações beneficentes em prol de instituições carentes.

Foi professora de canto do Conservatório Estadual de Música J.K.O. (Juscelino Kubistchek de Oliveira), Pouso Alegre, Minas Gerais.

Atuações em óperas[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. a b Magaly Prado (16 de Novembro de 2002). «Cultura FM resgata carreira da soprano Hercilia Block». sítio folha.uol.com.br. Consultado em 3 de Novembro de 2012 
  2. CASOY, Sérgio. Ópera em São Paulo, 1952-2005. EdUSP, 2006, pág. 428
  3. Heinz Geyer: a musicalidade de um gênio que deixou saudades. Blumenews, 31 de julho de 2012

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Livro do maestro Souza Lima que escreveu e publicou sobre a atuação de Hercília Block na ópera "Mme. Butterfly", em seu livro MOTOPERPETUO - a visão poética da vida através da música (São Paulo: Ibrasa, 1982), p. 198.
  • artigo "Madame Butterfly: elaboração de um personagem na vida e na obra de Hercilia Block", publicada na Revista da APG nº 2, da Associação dos Pós-Graduandos da PUC-SP, no trimestre outubro/dezembro de 1992. Autora: Paola Patassini - jornalista e mestre em Comunicação e Semiótica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]