Josef Ludwig Holub

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Holub)
Josef Ludwig Holub
Nascimento 5 de fevereiro de 1930
Mladá Boleslav
Morte 23 de julho de 1999 (69 anos)
Mladá Boleslav (Checoslováquia)
Cidadania Checoslováquia
Alma mater
Ocupação botânico, pteridólogo
Empregador(a) Universidade Carolina
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio

Josef Ludwig Holub (Mladá Boleslav, 5 de fevereiro de 1930Mladá Boleslav, 23 de julho de 1999) foi um professor universitário e botânico que se distinguiu no campo da sistemática das plantas vasculares. Descreveu numerosas espécies e contribuiu largamente para a reorganização sistemática dos pteridófitos e para o estudo da flora europeia.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Josef Holub sformou-se na Universidade de Carlos, em Praga, instituição onde foi contratado como leitor de Botânica em 1953.

Foi um dos co-fundadores do Instituto Checo de Botânica onde trabalhou durante muitos anos. Colanorou na criação de Departamento de Biosistemática da sua Universidade e na fundação do periódico científico Folia, publicado pelo "Geobotanical and Phytotaxonomic Institute de Praga.

Em 1991 foi nomeado presidente da Sociedade Botânica Checa.

Participou em muitos trabalhos de campo para o estudo da flora da Europa Central, tendo-se dedicado ao estudo da taxonomia das plantas vasculares e da botânica económica, especialmente da Eslováquia e da República Checa.[3]

Realizou um profundo trabalho de investigação sobre a ordem Lycopodiales e sobre a sistemática das Equisetaceae e publicou contribuições importantes para o estudo dos géneros de pteridófitos Dryopteris, Lastraea e Thelypteris. Outros géneros de plantas por ele estudados foram Helictotrichon, Avenula, Rubus e Crataegus.

Foi o principal autor e coordenador da edição das obras Flora of the Czech Republic e Flora of Slovakia.

Holub contribuiu para a elaboração das listagens de espécies ameaçadas de diversas regiões, sendo um dos contribuidores para o Redbook of Endangered Species da IUCN.

Referências

  1. Lumbreras, EL. "In memoriam", Professor Josef Holub.
  2. Flora Montiberica: 13: 4-5. ISSN 1138-5952
  3. Holub, J et al., 1967. "Sobrevista de las unidades de vegetación superior de Checoslovaquia , Rozpr.Čs.Acad. Sci. Praga: 77/3: 1-75.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]