I Still Believe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde maio de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
"I Still Believe"
Single de Brenda K. Starr
do álbum Brenda K. Starr
Lançamento 1988
Formato(s) Rádio (EUA)
CD (fora dos EUA)
Gênero(s) Pop
Duração 3:50
Gravadora(s) MCA Records
Composição Antonia Armato, Giuseppe Cantarelli
Produção E. Deodato
Cronologia de singles de Brenda K. Starr
Último
Último
"What You See Is What You Get"
(1988)
Próximo
Próximo

"I Still Believe" é uma canção de música pop escrita por Antonia Armato e Giuseppe Cantarelli e originalmente gravada pela cantora estadunidense Brenda K. Starr em seu homônimo álbum de estreia. É uma balada na qual a cantora sabe que nunca mais irá encontrar seu ex-namorado, mas, mesmo assim, acredita que algum dia podem se reconciliarem. Onze anos mais tarde foi regravada por Mariah Carey para sua primeira compilação, #1's.

A versão de Brenda K. Starr[editar | editar código-fonte]

A letra da canção é baseada num relacionamento de um seus escritores, Antonia Armato. Um antigo namorado de Armato pediu-a em casamento, mas ela sentiu que não estava preparada. Insatisfeito, ele deu-a um ultimato: ou ela aceitava a proposta ou eles terminavam. Apesar de amá-lo, Armato seguiu suas convicções e acabou terminando com ele. Para lidar com a dor, escreveu a letra da canção.

Foi lançado como o primeiro single de Starr em 1988. Chegou ao número 13 na Billboard Hot 100, se tornando o primeiro e único single de Starr a atingir uma posição tão elevada. É a sua canção mais conhecida e, em 1996, ela gravou uma nova versão. Enquanto a versão original era mais dance-pop, a regravação era mais baseada em ritmos latinos e partes dessa versão é cantada em espanhol. A versão original da canção apareceu em sétimo lugar na lista 40 Canções Mais Legais de Rompimento da VH1.

Versão de Mariah Carey[editar | editar código-fonte]

"I Still Believe"
Single de Mariah Carey
do álbum #1's
Lançamento 1999
Formato(s) CD, cassete, vinil
Gênero(s) Pop/R&B
Duração 3:54
Gravadora(s) Columbia Records (Sony Music)
Composição Antonia Armato, Giuseppe Cantarelli
Produção Mariah Carey, Stevie J, Mike Mason
Cronologia de singles de Mariah Carey
Último
Último
"When You Believe"
(1998)
"Heartbreaker"
(1999)
Próximo
Próximo

A versão de Mariah Carey da canção foi co-produzida por ela, Stevie J e Mike Mason. Carey decidiu fazer um cover da canção como uma forma de tributo à Starr, já que ela foi ajudante vocal desta em seu primeiro trabalho no mundo da música e já que foi Starr quem entregou a fita demo de Carey à Tommy Mottola (quem decidiu chamar Carey para assinar um contrato na Columbia Records).

Enquanto o primeiro single de #1's, "When You Believe", fez bastante sucesso fora dos Estados Unidos, com "I Still Believe" aconteceu o contrário. Nos EUA, chegou ao número quatro na lista da dos singles mais vendidos da Billboard. A canção teve elevadas vendas, mas foi muito pouco tocada nas rádios. Permaneceu por duas semanas no quarto lugar e, logo após isso, foi certificado com Disco de Platina por mais de 1 milhão de cópias vendidas. Foi um dos maiores êxitos da carreira de Carey no Brasil, tendo atingido a segunda posição no Hot100Brasil. No Canadá e no Reino Unido, tornou-se um êxito moderado, tendo conquistado as posições de número nove e dezesseis, respectivamentes.

Videoclipe e remixes[editar | editar código-fonte]

Carey gravando o clipe na Base de Edwards em dezembro de 1998.

O videoclipe do single, dirigido por Brett Ratner, foi inspirado num evento da vida de Marilyn Monroe (de quem Carey é uma grande fã). Nele, Carey visita uma base do exército e canta para os soldados, assim como Monroe fez durante a Guerra da Coréia.

Um remix da canção foi criado, "I Still Believe/Pure Imagination" (formalmente conhecido como "I Still Believe (Damizza Reemix)"). "I Still Believe/Pure Imagination", produzido por Carey e Damizza é bem diferente da canção original, já que possui pouquíssimo do ritmo original e apenas alguns elementos da letra. A melodia é baseada numa interpolação com a da canção "Pure Imagination" do filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971). A canção tem uma parte em rap por Krayzie Bone e Da Brat. Um vídeo que Carey dirigiu foi feito para a canção, mostrando uma garota numa pequena vila mexicana.

Vários remixes foram criados cuidadosamente. Um por Stevie J (o co-produtor da canção original) e outros por David Morales (que preservou o ritmo e a letra original da canção).

Posições da versão de Carey em diferentes rankings[editar | editar código-fonte]

Rankings (segundo a Revista Billboard em 1999) Maiores posições
Billboard Hot 100 (Singles Mais Vendidos dos EUA) 4
Billboard Hot R&B/Hip-Hop Singles (Singles de R&B/Hip-Hop Mais Vendidos dos EUA) 3
Billboard Hot Dance Music Singles Sales (Singles de Música Dance Mais Vendidos dos EUA) 2
Billboard Hot Dance Music/Club Play (Canções Dance Mais Tocados nas Boates dos EUA) 1 (uma semana)
Billboard Adult Contemporary (Singles de Música Adulta Contemporânea Mais Vendidos dos EUA) 8
UK Singles Chart (Singles Mais Vendidos do Reino Unido) 16
Canadian Singles Chart (Singles Mais Vendidos do Canadá) 9
ARIA Singles Chart (Singles Mais Vendidos da Austrália) 54
Tokyo Hot 100 (Singles Mais Vendidos do Japão) 14
Germany Singles Chart (Singles Mais Vendidos da Alemanha) 58
France Top 100 Singles (Singles Mais Vendidos da França) 33
Switzerland Top 100 Singles (Singles Mais Vendidos da Suíça) 31
Italy Singles Chart (Singles Mais Vendidos da Itália) 14
Brazil Hot 100(Singles Mais Vendidos do Brasil) 1