Ibaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ibaré é um distrito do município de Lavras do Sul, no Rio Grande do Sul.[1] O distrito possui cerca de 1 000 habitantes e está situado na região oeste do município.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1896, por meio de ato administrativo, foi anexado ao distrito de Lavras do Sul, um novo distrito: Jaguari. Surgiu então o município de Lavras do Sul, que passou a ser constituido por distritos. Com o decorrer das décadas, e em razão de mudanças administrativas, houve algumas modificações na nomenclatura e quantidade de distritos. Em julho de 1937, é criado o distrito de Ibaré, que então passou a abranger a porção oeste do município.

Loteamentos[editar | editar código-fonte]

O distrito está situado em uma área próxima a cerros arredondados, e sua altitude varia entre de 185 a 220 metros acima do nível do mar. É banhado pelo arroio dos Tigres, que abastece o distrito e faz parte da bacia do rio Santa Maria, sub-bacia integrante da bacia do rio Uruguai. O clima é o semelhante ao de Lavras, com verões amenos e invernos frios, além de chuvas regulares, porém com algumas secas [carece de fontes?]. Embora seja predominantemente rural, o distrito possui alguns loteamentos em seu perímetro urbano.

Ibaré[editar | editar código-fonte]

Distante cerca de 50 quilômetros do centro de Lavras do Sul, a vila de Ibaré é o maior aglomerado urbano da região. Ao longo da estrada que o liga a centro do município à localidade, um grande número de propriedades rurais dedicam-se a criação de gado, ovelhas e cavalos. O relevo da regiăo apresenta diversos morretes, com pouca elevação, mas que oferecem uma bela vista panorâmica do distrito e da região [carece de fontes?].

A infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Ferrovia em Ibaré

O distrito de Ibaré dispõe de serviços como escola, agência dos correios, mercearia, borracharia, praça e playground, além de abastecimento de água, serviços de telefonia e energia elétrica. Apresenta, ainda, um edifício inacabado, para armazenamento de grãos.

Atualmente desativada, sua estação ferroviária, que originou a vila, era ponto de parada de trens de passageiros da antiga linha Cacequi-Rio Grande, ou Cacequi-Bagé-Marítima, desativada na década de 1990.[3] Em dias e horários pré-determinados, trens de carga cruzam Ibaré.

A população de Ibaré é notoriamente hospitaleira. Quando percebem a presença de automóveis ou visitantes, logo acenam, de forma amistosa e receptiva. Popularmente, e de forma folclórica, se diz que Ibaré é a "capital de Lavras", por sua fama e representatividade no município [carece de fontes?].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «O histórico de Lavras do Sul» (PDF). Consultado em 6 de fevereiro de 2012 
  2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. «Censo Demográfico 2000». Consultado em 6 de fevereiro de 2012 
  3. VFRGS - Linhas de Bagé e Rio Grande - Estações Ferroviárias do Estado do Rio Grande do Sul acessado em 6 de março de 2009
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Rio Grande do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.