Ictiose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ictiose é uma doença dermatológica congênita causada por uma anomalia no processo de regeneração da pele, pêlos e unhas.

Nomes alternativos

Ictiose comum; doença da escama de peixe; ictiose vulgar

Definição

A ictiose é um distúrbio cutâneo hereditário comum, caracterizado por pele ressecada e escamosa.

Causas, incidência e fatores de risco

A ictiose é um dos distúrbios cutâneos hereditários raros. Pode se manifestar em crianças pequenas, antes dos 4 anos de idade. Na maior parte dos casos, um dos pais e metade do número das crianças serão afetados.

A ictiose se apresenta na forma de pele seca e escamosa. Normalmente a manifestação ocorre de forma mais grave nas pernas, mas também pode atacar os braços, as mãos e o tronco, em alguns casos. O aparecimento de linhas finas na palma da mão está associado à ictiose.

O distúrbio é mais notado no inverno. Pode ser acompanhado de dermatite atópica, ceratose pilosa (pequenas protuberâncias na parte posterior dos braços) ou outros distúrbios cutâneos.

Tratamento

O tratamento para ictiose mais comum é o uso de óleos emolientes e vaselina. Mantendo a pele umedecida com frequência ajuda no controle da hidratação da pele providenciando mais conforto e o melhoramento da aparência da pele ressecada e escamosa. Retinóides tambem podem ser usados no tratamento de alguns tipos dessa doenca. Em alguns casos o uso de ácido salicico tambem mostrou melhoramento na aparência da pele. Exposição ao sol pode melhorar ou piorar a condição dessa doenca dependendo do tipo. Para o melhor controle e tratamento da ictiose é necessário que o paciente com a doença procure tratamento médico.


Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.